Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3179
Título: A Influência da Educação Artística no desempenho escolar de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Guimarães, Mónica Sofia Vasconcelos Lucas Mayer
Orientador: Oliveira, Mónica
Palavras-chave: Educação Artística
Ensino básico (1º ciclo)
Interdisciplinaridade
Data: 22-Jul-2022
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Paula Frassinetti, surge o presente relatório realizado a partir da temática “Influência da Educação Artística no desempenho escolar de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico”. O mesmo conta com a orientação da Doutora Sandra Mónica Figueiredo de Oliveira, tendo sido desenvolvido ao longo de dois anos letivos. A investigação pretende compreender de que forma a Educação Artística se poderá relacionar com as áreas de Português, Matemática, Estudo do Meio e Cidadania e Desenvolvimento, de forma interdisciplinar, promovendo o desenvolvimento de alunos no 1º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvendo potencialidades de cada área do currículo, consolidando conteúdos de forma diferenciadora. Neste sentido, são apresentados alguns conceitos teóricos relativamente à educação na contemporaneidade, relacionando a organização curricular do 1º Ciclo com a Educação Artística, abordando as potencialidades da mesma no desenvolvimento pleno do aluno, quer a nível pessoal como curricular, tendo como referência alguns modelos nacionais mais alternativos e outros, internacionais. A metodologia utilizada identifica-se como mista, combinando tipologias qualitativas e quantitativas, tendo sido utilizados diversos instrumentos e técnicas de recolha e tratamento de dados, como inquéritos e entrevistas a docentes e entrevistas a futuros docentes, artistas/criativos e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Optou-se, ainda, por se desenvolver uma observação participante, tendo sido criadas algumas atividades artísticas que envolvem outras áreas curriculares, e praticadas em cooperação com alunos dos diversos anos de escolaridade, com os devidos registos (grelhas de observação) e ainda análise de documentos pertinentes para o desenvolvimento da investigação. Palavras-chave: educação artística, organização curricular, arte, desenvolvimento humano, interdisciplinaridade.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3179
Aparece nas colecções:Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mónica Guimarães.pdf13.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.