Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3190
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Daniela-
dc.contributor.authorSousa, Francisca de Sá-
dc.date.accessioned2023-01-02T16:25:33Z-
dc.date.available2023-01-02T16:25:33Z-
dc.date.issued2022-07-14-
dc.date.submitted2022-06-23-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3190-
dc.description.abstractNum mundo em constante transformação, marcado por constantes avanços e pela produção de novos conhecimentos é, acima de tudo, crucial que o ensino acompanhe e compreenda esta transição, de forma a mobilizar estratégias que respeitem e promovam a aprendizagem dos alunos. De modo a contribuir, positivamente, para a melhoria da qualidade da aprendizagem, surge a neuroeducação, que visa a mobilização e adoção de conhecimentos e práticas da neurociência e, das funções e estruturas do cérebro, em prol da prática educativa. Esta ligação entre a neurociência, a educação e a psicologia, tem-se revelado uma das áreas de conhecimento com resultados mais satisfatórios. Neste relatório de estágio pretende-se entender de que forma as estratégias neurodidáticas influenciam a aprendizagem de cada aluno. Para alcançar este objetivo foram delineadas, construídas e aplicadas em sala de aula um conjunto de intervenções educativas baseadas em estratégias características da neuroeducação. Nesta investigação participaram 70 alunos, sendo 27 de 1.º Ciclo do Ensino Básico e 43 de 2.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados demonstram que a planificação das sessões, baseadas em práticas neuroeducativas, contribuem positivamente para o rendimento académico dos alunos e potenciam o seu desenvolvimento holístico. Palavras-Chave: neuroeducação, estratégias neurodidáticas, intervenção educativa, aprendizagens significativas, relação pedagógicapt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento holísticopt_PT
dc.subjectPráticas neuroeducativaspt_PT
dc.subjectAprendizagens significativaspt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º e 2º ciclos)pt_PT
dc.subjectRelação pedagógicapt_PT
dc.titleAprender e ensinar ativamente e intencionalmente em 1º e 2º ciclo do ensino básico: uma abordagem (neuro)educativapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid203135431-
Appears in Collections:Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisca Sousa.pdf30.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.