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http://hdl.handle.net/20.500.11796/3193
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pinheiro, Ana | - |
dc.contributor.author | Gomes, Maria Teixeira Cardoso Maia | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T14:33:40Z | - |
dc.date.available | 2023-01-13T14:33:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3193 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Reflete um estudo que tem como principal objetivo contribuir para a compreensão sobre as alterações e consequências que a Intervenção em Educação de Infância sofreu devido à pandemia da COVID-19. O trabalho foi desenvolvido num Jardim de Infância no concelho da Maia, no distrito do Porto. Este relatório foi elaborado com base numa metodologia qualitativa e utilizou dois instrumentos de recolha de dados que contribuíram para esclarecer o objeto de estudo. Foi utilizada a entrevista e aplicada a quatro Educadoras de Infância, responsáveis por grupos de crianças de 4 e 5 anos, com o intuito de compreender as suas perspetivas sobre um tempo diferente e ainda identificar as práticas que se devem manter num Jardim de Infância, no momento pós-pandémico. Em paralelo, foram feitos registos de observação a um grupo de crianças de 4 anos, contexto onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada espelhada neste relatório, evidenciando o comportamento das crianças com vista a uma melhor compreensão sobre alterações no seu dia a dia. Destaca-se a grande capacidade de adaptação às adversidades e mudanças que são impostas a um profissional de Educação Pré-Escolar. No entanto, é através destas capacidades de adaptação do adulto, que a criança se consegue entregar plenamente ao seu crescimento e desenvolvimento, sendo acompanhada diariamente. Palavras-chave: Educação Pré-Escolar; COVID-19; Educador de Infância e Criança; Ambiente Educativo; Rotinas. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Intervenção em Educação de Infância | pt_PT |
dc.subject | Pandemia - COVID-19 | pt_PT |
dc.subject | Ambiente Educativo | pt_PT |
dc.subject | Rotinas | pt_PT |
dc.title | Intervenção em educação de infância: olhares sobre um tempo diferente | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203158040 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
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