Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinheiro, Ana-
dc.contributor.authorGomes, Maria Teixeira Cardoso Maia-
dc.date.accessioned2023-01-13T14:33:40Z-
dc.date.available2023-01-13T14:33:40Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.date.submitted2022-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3193-
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Reflete um estudo que tem como principal objetivo contribuir para a compreensão sobre as alterações e consequências que a Intervenção em Educação de Infância sofreu devido à pandemia da COVID-19. O trabalho foi desenvolvido num Jardim de Infância no concelho da Maia, no distrito do Porto. Este relatório foi elaborado com base numa metodologia qualitativa e utilizou dois instrumentos de recolha de dados que contribuíram para esclarecer o objeto de estudo. Foi utilizada a entrevista e aplicada a quatro Educadoras de Infância, responsáveis por grupos de crianças de 4 e 5 anos, com o intuito de compreender as suas perspetivas sobre um tempo diferente e ainda identificar as práticas que se devem manter num Jardim de Infância, no momento pós-pandémico. Em paralelo, foram feitos registos de observação a um grupo de crianças de 4 anos, contexto onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada espelhada neste relatório, evidenciando o comportamento das crianças com vista a uma melhor compreensão sobre alterações no seu dia a dia. Destaca-se a grande capacidade de adaptação às adversidades e mudanças que são impostas a um profissional de Educação Pré-Escolar. No entanto, é através destas capacidades de adaptação do adulto, que a criança se consegue entregar plenamente ao seu crescimento e desenvolvimento, sendo acompanhada diariamente. Palavras-chave: Educação Pré-Escolar; COVID-19; Educador de Infância e Criança; Ambiente Educativo; Rotinas.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIntervenção em Educação de Infânciapt_PT
dc.subjectPandemia - COVID-19pt_PT
dc.subjectAmbiente Educativopt_PT
dc.subjectRotinaspt_PT
dc.titleIntervenção em educação de infância: olhares sobre um tempo diferentept_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203158040pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Teixeira Gomes.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.