Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3201
Title: | O papel da música na creche e no pré-escolar. Representação das crianças |
Authors: | Santos, Isabel Maria Ferreira dos |
Orientador: | Cortesão, Irene |
Keywords: | Educação de infância em Portugal Culturas da Infância Competências transversais Rotinas Música Creche |
Issue Date: | 26-Jul-2022 |
Abstract: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Encontra-se organizado em quatro capítulos que se interligam. No primeiro capítulo reflete-se sobre a Educação de Infância em Portugal. Este primeiro capítulo está dividido em 2 subtemas: “Contextualização histórica na creche e no pré-escolar” e “Orientações Curriculares na Educação de Infância”. No segundo capítulo aborda-se o tema das Culturas da Infância. No terceiro capítulo fala-se sobre a Música e a Infância, refletindo-se sobre o conceito de música segundo diferentes autores. Também são objetivos de reflexão questões como o papel da música na 1ª Infância e qual o papel da música no desenvolvimento das crianças. Dentro deste último tema, abordam-se questões relacionadas com as Rotinas e a Música, e a Música como Instrumento de trabalho de Competências Transversais. No quarto capítulo, apresenta-se a metodologia de investigação utilizada na realização deste estudo de caso. Apresentam-se também as técnicas de recolha e análise de informação necessária para a realização desta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Creche, Educação Pré-Escolar, Perspetiva da criança. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3201 |
metadata.thesis.degree.name: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Isabel Santos - Relatorio de Estágio[4656].pdf | 2.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.