Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3206
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMedeiros, Paula Cristina Pacheco-
dc.contributor.authorCosta, Maria Clara dos Santos-
dc.date.accessioned2023-01-16T14:46:00Z-
dc.date.available2023-01-16T14:46:00Z-
dc.date.issued2022-07-21-
dc.date.submitted2022-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3206-
dc.description.abstractO presente estudo, resultado de uma investigação conduzida em contexto de Educação Pré-Escolar, incide o seu foco no direito da criança à participação, destacando, nomeadamente, o seu direito à liberdade de expressão. Os principais objetivos traçados para o estudo em questão debruçam-se: i.) na compreensão do reconhecimento e da promoção dos direitos de participação enquanto influenciadores do desenvolvimento pessoal e social da criança e ii.) na procura de estratégias para incentivo do exercício destes mesmos direitos em contexto escolar. Assim sendo, com a presente pesquisa, procura-se não somente estudar a história dos Direitos Humanos e dos Direitos da Criança, como também se visa explorar a significância dos direitos de participação da criança, presentes na Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), e o papel do educador de infância na sua proteção e promoção. Para a concretização do estudo em questão, selecionou-se o método qualitativo, numa sala da valência de Pré-Escolar. O estudo em questão foi apoiado por técnicas de observação participante, nomeadamente, registos escritos acerca de acontecimentos observados presencialmente e entrevistas efetuadas a profissionais de educação e a crianças. Os resultados obtidos demonstram que os mais novos compreendem a existência do direito destacado, verbalizando a sua importância e necessidade. Adicionalmente, as evidências recolhidas apontam para uma perspetiva de fundamental significância, por parte de educadores, relativamente à promoção deste direito, não somente como fator primordial na vida da criança enquanto indivíduo detentor de direitos, mas também como potenciador de múltiplas atitudes e competências imprescindíveis para o mesmo enquanto cidadão. Palavras-chave: Educação Pré-Escolar, Criança, Direitos da Criança, Participação, Liberdade de Expressãopt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectDireitos da Criançapt_PT
dc.subjectParticipação da criançapt_PT
dc.titleA liberdade de expressão das crianças em contexto de educação pré-escolar: porque nós podemos dizer uma coisa importante e se não ouvirem não sabem!pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203157990pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Clara Costa.pdf1.94 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.