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http://hdl.handle.net/20.500.11796/3206
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Medeiros, Paula Cristina Pacheco | - |
dc.contributor.author | Costa, Maria Clara dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T14:46:00Z | - |
dc.date.available | 2023-01-16T14:46:00Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3206 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo, resultado de uma investigação conduzida em contexto de Educação Pré-Escolar, incide o seu foco no direito da criança à participação, destacando, nomeadamente, o seu direito à liberdade de expressão. Os principais objetivos traçados para o estudo em questão debruçam-se: i.) na compreensão do reconhecimento e da promoção dos direitos de participação enquanto influenciadores do desenvolvimento pessoal e social da criança e ii.) na procura de estratégias para incentivo do exercício destes mesmos direitos em contexto escolar. Assim sendo, com a presente pesquisa, procura-se não somente estudar a história dos Direitos Humanos e dos Direitos da Criança, como também se visa explorar a significância dos direitos de participação da criança, presentes na Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), e o papel do educador de infância na sua proteção e promoção. Para a concretização do estudo em questão, selecionou-se o método qualitativo, numa sala da valência de Pré-Escolar. O estudo em questão foi apoiado por técnicas de observação participante, nomeadamente, registos escritos acerca de acontecimentos observados presencialmente e entrevistas efetuadas a profissionais de educação e a crianças. Os resultados obtidos demonstram que os mais novos compreendem a existência do direito destacado, verbalizando a sua importância e necessidade. Adicionalmente, as evidências recolhidas apontam para uma perspetiva de fundamental significância, por parte de educadores, relativamente à promoção deste direito, não somente como fator primordial na vida da criança enquanto indivíduo detentor de direitos, mas também como potenciador de múltiplas atitudes e competências imprescindíveis para o mesmo enquanto cidadão. Palavras-chave: Educação Pré-Escolar, Criança, Direitos da Criança, Participação, Liberdade de Expressão | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Direitos da Criança | pt_PT |
dc.subject | Participação da criança | pt_PT |
dc.title | A liberdade de expressão das crianças em contexto de educação pré-escolar: porque nós podemos dizer uma coisa importante e se não ouvirem não sabem! | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203157990 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
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