Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3212
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cortesão, Irene | - |
dc.contributor.author | Curralo, Cláudia Sequeira | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T10:40:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3212 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório consiste na apresentação de uma investigação e intervenção educativa com a duração de aproximadamente 9 meses realizada em contexto da Prática Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A elaboração deste trabalho teve como principal objetivo perceber o papel da Música como instrumento de intervenção no desenvolvimento de aprendizagens e que papel poderia desempenhar no desenvolvimento pessoal e social das crianças em ambas as valências. Para a sustentação teórica deste trabalho, fez-se uma análise e reflexão sobre temas considerados fundamentais nesta investigação. Assim, são abordadas temáticas como a música, a educação, a importância do lúdico e do envolvimento afetivo na intervenção pedagógica, assim como, se reflete sobre o papel da música como estratégia de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível analisar os documentos reguladores das instituições, bem como, duas caraterizações de grupo, a primeira relativa à Educação Pré-escolar e a segunda associada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, no sentido de conhecer os contextos e desenvolver esta investigação de acordo com as características de cada um. Desta forma, realizou-se um estudo de caso múltiplo em que os intervenientes desta investigação foram as crianças das duas instituições supramencionadas, utilizando metodologias de investigação como observação participante e não participante e análise documental de grelhas de observação realizadas. Os dados recolhidos apontam para que, de facto, a música se revelou um instrumento muito importante no desenvolvimento pessoal e social das crianças envolvidas nesta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | embargoedAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico (1º ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento das crianças | pt_PT |
dc.title | A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
dc.date.embargo | 2025-07-26 | - |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203159608 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio - Claudia Sequeira Curralo.pdf | 3.14 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.