Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3212
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCortesão, Irene-
dc.contributor.authorCurralo, Cláudia Sequeira-
dc.date.accessioned2023-01-17T10:40:50Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.date.submitted2022-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3212-
dc.description.abstractO presente relatório consiste na apresentação de uma investigação e intervenção educativa com a duração de aproximadamente 9 meses realizada em contexto da Prática Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A elaboração deste trabalho teve como principal objetivo perceber o papel da Música como instrumento de intervenção no desenvolvimento de aprendizagens e que papel poderia desempenhar no desenvolvimento pessoal e social das crianças em ambas as valências. Para a sustentação teórica deste trabalho, fez-se uma análise e reflexão sobre temas considerados fundamentais nesta investigação. Assim, são abordadas temáticas como a música, a educação, a importância do lúdico e do envolvimento afetivo na intervenção pedagógica, assim como, se reflete sobre o papel da música como estratégia de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível analisar os documentos reguladores das instituições, bem como, duas caraterizações de grupo, a primeira relativa à Educação Pré-escolar e a segunda associada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, no sentido de conhecer os contextos e desenvolver esta investigação de acordo com as características de cada um. Desta forma, realizou-se um estudo de caso múltiplo em que os intervenientes desta investigação foram as crianças das duas instituições supramencionadas, utilizando metodologias de investigação como observação participante e não participante e análise documental de grelhas de observação realizadas. Os dados recolhidos apontam para que, de facto, a música se revelou um instrumento muito importante no desenvolvimento pessoal e social das crianças envolvidas nesta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsembargoedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento das criançaspt_PT
dc.titleA música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargo2025-07-26-
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203159608pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio - Claudia Sequeira Curralo.pdf3.14 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.