Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3212
Título: A música como estratégia de desenvolvimento pessoal e social das crianças na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Autor: Curralo, Cláudia Sequeira
Orientador: Cortesão, Irene
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º ciclo)
Música
Desenvolvimento das crianças
Data: 26-Jul-2022
Resumo: O presente relatório consiste na apresentação de uma investigação e intervenção educativa com a duração de aproximadamente 9 meses realizada em contexto da Prática Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A elaboração deste trabalho teve como principal objetivo perceber o papel da Música como instrumento de intervenção no desenvolvimento de aprendizagens e que papel poderia desempenhar no desenvolvimento pessoal e social das crianças em ambas as valências. Para a sustentação teórica deste trabalho, fez-se uma análise e reflexão sobre temas considerados fundamentais nesta investigação. Assim, são abordadas temáticas como a música, a educação, a importância do lúdico e do envolvimento afetivo na intervenção pedagógica, assim como, se reflete sobre o papel da música como estratégia de desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Para enriquecer todo este percurso, tornou-se imprescindível analisar os documentos reguladores das instituições, bem como, duas caraterizações de grupo, a primeira relativa à Educação Pré-escolar e a segunda associada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, no sentido de conhecer os contextos e desenvolver esta investigação de acordo com as características de cada um. Desta forma, realizou-se um estudo de caso múltiplo em que os intervenientes desta investigação foram as crianças das duas instituições supramencionadas, utilizando metodologias de investigação como observação participante e não participante e análise documental de grelhas de observação realizadas. Os dados recolhidos apontam para que, de facto, a música se revelou um instrumento muito importante no desenvolvimento pessoal e social das crianças envolvidas nesta investigação. Palavras-Chave: Música, Crianças, Educação Pré-Escolar, 1.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3212
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio - Claudia Sequeira Curralo.pdf3.14 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.