Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3216
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.contributor.authorRocha, Ana Paula Almeida-
dc.date.accessioned2023-01-17T12:09:18Z-
dc.date.available2023-01-17T12:09:18Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.date.submitted2022-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3216-
dc.description.abstractNa prática profissional docente, os professores deparam-se, em uma mesma turma, com diversos níveis de conhecimento, domínio distintos da língua, de ritmos e de perfis de aprendizagens, bem como diferenças do domínio afetivo dos alunos que a compõem: a implementação de estratégias de diferenciação pode facilitar a superação de alguns desafios que essa heterogeneidade coloca, promovendo mais aprendizagem. Com a realização deste trabalho de investigação pretendeu-se aprofundar conhecimento sobre diferenciação pedagógica. Para isso, e a partir de uma revisão de literatura sobre o tema, tentou-se identificar potencialidades e limitações apontadas à implementação de estratégias de diferenciação pedagógica e compreender o seu contributo nas aprendizagens em Matemática, nomeadamente nas perspetivas de docentes e alunos. Com a participação de professores de Matemática e de Ciências Naturais em exercício no 2.º Ciclo do Ensino Básico e dos alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade de uma instituição pública do Grande Porto, desenvolveu-se um estudo qualitativo que contemplou a aplicação de entrevistas (aos professores) e de inquéritos por questionários (aos alunos), e cuja análise foi articulada com a intervenção da prática pré-profissional desenvolvida em contexto dessa turma pela autora deste relatório e pela professora titular. PALAVRAS-CHAVE: Diferenciação Pedagógica, Matemática, 2.º CEB, Práticas de sala de aulapt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino Básico (2º ciclo)- 6º anopt_PT
dc.subjectDiferenciação pedagógicapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectPráticas de sala de aulapt_PT
dc.titleA diferenciação pedagógica na aula de matemática do 2º CEBpt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.identifier.tid203162560-
Appears in Collections:Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Paula Rocha.pdf18.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.