Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorIavelberg, Rosa-
dc.contributor.authorSousa, Ana-
dc.contributor.authorOliveira, Mónica-
dc.date.accessioned2023-01-26T15:09:08Z-
dc.date.available2023-01-26T15:09:08Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationavelberg, R., Sousa, A. ., & Oliveira , M. (2022). Práticas docentes em artes visuais na formação inicial de educadores e professores de crianças (0 aos 12 anos). Revista GEARTE, 9. https://doi.org/10.22456/2357-9854.123537pt_PT
dc.identifier.otherhttps://doi.org/10.22456/2357-9854.123537-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3221-
dc.description.abstractO estudo que ora apresentamos visa contribuir para um entendimento mais profundo das experiências em artes visuais proporcionadas aos futuros educadores e professores de crianças (0 aos 12 anos), no âmbito da sua formação inicial, em Portugal e no Brasil. De natureza qualitativa, assente no método de estudo de caso múltiplo, esta investigação recorre a um questionário aplicado a 20 formadores, com duas categorias: percepções das artes visuais e práticas docentes. A triangulação dos resultados aponta para uma oscilação entre discursos formalista-cognitivos e expressivo-psicanalíticos, aquando da análise das concepções subjacentes aos propósitos das artes visuais (primeira questão) e aos fatores justificativos da sua aprendizagem na infância (segunda questão) apresentados, que logo foi contrabalançada pelas práticas eminentemente sócio-construtivistas, algumas delas com traços pós-modernistas, descritas pelos formadores. De acordo com as metodologias ativas e colaborativas, assentes na reflexão e no diálogo (e até mesmo na investigação na e sobre a prática), a que maioria dos formadores recorre na sua prática docente, em unidades curriculares de artes visuais de cursos de formação inicial no Brasil e em Portugal, o perfil de educador/professor promovido inscreve-se num paradigma reflexivo, crítico e socialmente comprometido.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArtes visuaispt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectPráticas docentespt_PT
dc.titlePráticas docentes em artes visuais na formação inicial de educadores e professores de crianças (0 aos 12 anos)pt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.locationUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasilpt_PT
degois.publication.titleRevista GEARTEpt_PT
degois.publication.volume9pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/gearte/article/view/123537pt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
123537-Texto do artigo-544012-1-10-20221016.pdf935.4 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.