Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3263
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, Júlio Emilio Pereira de-
dc.contributor.authorSantos, Marta Novais-
dc.date.accessioned2023-11-29T10:34:47Z-
dc.date.available2023-11-29T10:34:47Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.date.submitted2023-01-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3263-
dc.description.abstractAo longo dos tempos, é cada vez mais comum existirem famílias que experienciam, no decorrer do seu dia-a-dia, episódios menos positivos, sendo percetível que estes prejudicam a forma como os seus elementos encaram a vida. No caso das crianças, o seu crescimento pode ser afetado, acabando por se refletir negativamente no seu futuro. Assim, o presente relatório de estágio tem como principal objetivo, perceber de que forma as experiências traumáticas podem ter um impacto negativo na vida das crianças. Para tal, é importante abordar os conhecimentos existentes, no que diz respeito, aos diferentes tipos de experiências traumáticas e respetivas causas, conhecendo diferentes estratégias e medidas de apoio a crianças vítimas de experiências traumáticas dentro do contexto familiar. Nesta linha de pensamento, a prática foca-se nos alunos conseguirem superar algum dos seus problemas através do apoio da escola, do professor, da comunidade educativa e dos colegas. Para o objetivo ser alcançado, foram planificadas 5 atividades distintas, durante a prática de ensino supervisionada realizada na valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico com uma turma do 2.º ano de escolaridade. Estas atividades vão de encontro com os interesses dos alunos bem como com as suas dificuldadespt_PT
dc.description.abstractThrough the times, it is increasingly common for families to experience less positive episodes in the course of their daily lives, and it is perceivable that these affect the way they view their lives. When it comes to children, their growth may be affected, which eventually reflects negatively on their future. Thus, the main goal of this internship report is to understand how traumatic experiences can have a negative impact on children's lives. Therefore, it is important to address the existing knowledge regarding the different types of traumatic experiences and their causes, knowing different strategies and measures to support children victims of traumatic experiences within their family context. In this line of thought, the practice focuses on students being able to overcome some of their problems through the support of the school, the teacher, the educational community and their peers. To achieve this goal, 5 different activities were planned during the supervised teaching practice (PES), held in the 1st cycle of basic education, with a 2nd grade class. These activities meet the students' interests, as well as their difficultiespt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico 2º ciclopt_PT
dc.subjectPapel do professorpt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.titleInfluência das experiências traumáticas no desenvolvimento global das crianças: um estudo de casopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid203390989pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio - Marta Novais Santos - 2017065 (2).pdf1.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.