Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3264
Title: A importância do brincar no exterior no processo de ensino-aprendizagem: perspetiva dos educadores de infância
Authors: Fernandes, Bruna Filipa Almeida
Orientador: Pequito, Paula
Keywords: Educação de infância
Brincar
Issue Date: 30-Mar-2023
Abstract: O presente relatório tem como principal objetivo compreender a perspetiva dos educadores de infância no processo do ensino-aprendizagem da criança no espaço exterior. O brincar no espaço exterior permite que as crianças vivenciem experiências importantes para a sua vida através do lúdico, estimulando a sua criatividade, curiosidade e autonomia. O educador deve ter um papel essencial em todo o processo de aprendizagem, proporcionando atividades e condições propícias a todo o processo educativo. Este estudo teve como base uma metodologia qualitativa, recorrendo a inquéritos por questionários, disponibilizados a oitenta e três educadores de infância pertencentes ao Distrito do Porto, sendo os dados obtidos através da Carta Social. Através dos questionários, foi possível averiguar que os profissionais de educação compreendem a importância do brincar no exterior, favorecendo-a na sua prática pedagógica. Com este trabalho, podemos concluir que o brincar no espaço exterior permite que as crianças tenham aprendizagens significativas e de qualidade, contribuindo para todo o seu processo de desenvolvimento e para a sua integração na sociedade. Palavras-chave: Brincar, Espaço Exterior, Aprendizagem, Desenvolvimento, Papel dos Educadores de Infância
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3264
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio - Bruna Fernandes 2018025 - VERSÃO FINAL.pdf3.24 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.