Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Luísa-
dc.contributor.authorMoreira, Sónia Daniela Ferreira-
dc.date.accessioned2023-11-29T11:16:11Z-
dc.date.available2023-11-29T11:16:11Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.date.submitted2023-02-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3265-
dc.description.abstractA presente investigação emergiu de um testemunho próximo com um grupo de crianças que se situava num período, onde a linguagem se evidenciava como uma competência em constante desenvolvimento. Paralelamente, o interesse pela Poesia pareceu ser o complemento que poderia ser adicionado a esta necessidade., a pertinência da discussão em torno deste tema justifica-se pela necessidade de o profissional de educação de infância compreender como é que a sua intervenção pode valorizar a exploração de rimas e da poesia e de como esta pode contribuir para o desenvolvimento de competências significativas, com particular enfoque na área da linguagem. Assim, perspetivando ser uma agente impulsionadora deste processo, foram implementadas um conjunto de intervenções num grupo de 2 anos, com idades compreendidas entre os 24 meses e os 36 meses, numa instituição de carácter privado. Pretendendo atingir os objetivos propostos para esta investigação, delineou-se um conjunto de intervenções educativas que aconteceram entre os meses de outubro de 2022 e janeiro de 2023. Consequentemente, recorreu-se a diferentes instrumentos de planificação, dinamização e avaliação em Creche, que possibilitaram refletir sobre o contributo significativo da Poesia no desenvolvimento das competências sociais e comunicacionais. Os resultados evidenciados revelam a importância de o educador de infância permanecer atento ao património oral e linguístico das crianças, objetivando um contributo significativo para o desenvolvimento da sua própria produção poética. Sugere-se, assim, a necessidade de se investir em estratégias que possam valorizar a Poesia enquanto sujeito impulsionador da linguagem. Palavras-chave: Comunicação; Linguagem; Poesia; Crechept_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infância - crechept_PT
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_PT
dc.subjectPoesiapt_PT
dc.titleExplorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagempt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid203390873pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Investigação - versão final.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.