Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3265
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Ana Luísa | - |
dc.contributor.author | Moreira, Sónia Daniela Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T11:16:11Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T11:16:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3265 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação emergiu de um testemunho próximo com um grupo de crianças que se situava num período, onde a linguagem se evidenciava como uma competência em constante desenvolvimento. Paralelamente, o interesse pela Poesia pareceu ser o complemento que poderia ser adicionado a esta necessidade., a pertinência da discussão em torno deste tema justifica-se pela necessidade de o profissional de educação de infância compreender como é que a sua intervenção pode valorizar a exploração de rimas e da poesia e de como esta pode contribuir para o desenvolvimento de competências significativas, com particular enfoque na área da linguagem. Assim, perspetivando ser uma agente impulsionadora deste processo, foram implementadas um conjunto de intervenções num grupo de 2 anos, com idades compreendidas entre os 24 meses e os 36 meses, numa instituição de carácter privado. Pretendendo atingir os objetivos propostos para esta investigação, delineou-se um conjunto de intervenções educativas que aconteceram entre os meses de outubro de 2022 e janeiro de 2023. Consequentemente, recorreu-se a diferentes instrumentos de planificação, dinamização e avaliação em Creche, que possibilitaram refletir sobre o contributo significativo da Poesia no desenvolvimento das competências sociais e comunicacionais. Os resultados evidenciados revelam a importância de o educador de infância permanecer atento ao património oral e linguístico das crianças, objetivando um contributo significativo para o desenvolvimento da sua própria produção poética. Sugere-se, assim, a necessidade de se investir em estratégias que possam valorizar a Poesia enquanto sujeito impulsionador da linguagem. Palavras-chave: Comunicação; Linguagem; Poesia; Creche | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância - creche | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento da linguagem | pt_PT |
dc.subject | Poesia | pt_PT |
dc.title | Explorando rimas e poesia em creche: Contributos para o desenvolvimento da linguagem | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203390873 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Investigação - versão final.pdf | 1.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.