Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3266
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana Paula-
dc.contributor.authorMarques, Liliana Regina Alves Vieira-
dc.date.accessioned2023-11-29T11:27:18Z-
dc.date.available2023-11-29T11:27:18Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.date.submitted2023-02-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3266-
dc.description.abstractO presente relatório aborda a temática da importância do livro infantil na promoção da igualdade em contexto pré-escolar. A educação não tem apenas como objetivo transmitir informação, mas também transmitir valores, que permitam a formação de pessoas conscientes, livres e com sentido crítico. A formação das crianças inicia-se desde que nascem, sendo o livro infantil um meio privilegiado utilizado nessa mesma formação. Movida por este desafio e motivada pelas características do grupo de crianças em contexto de estágio, a estagiária desenvolveu, durante o seu estágio profissional, um projeto, em que privilegiou a intervenção a partir de vários livros infantis com o objetivo de trabalhar o valor da igualdade no seu grupo. Partiu de um incidente crítico que , emanado do terreno, pela voz de uma criança, despoletou todo o projeto desenvolvido em torno do valor da igualdade, sob a égide da Metodologia do Projeto, aplicando todas as suas fases. A partir da seleção, exploração e leitura de vários livros infantis, rentabilizando as suas potencialidades pedagógicas, tentou-se dar resposta à problemática emanente do incidente crítico: a questão da igualdade e pretendeu-se alargar a consciência e a relação de todo o grupo com este valor essencial. Ressalte-se que , em tom de ilações investigativas, os livros infantis são recursos essenciais e pedagogicamente muito relevantes na exploração e promoção dos valores em grupo, neste caso, no contexto de educação pré-escolar e que o papel do Educador de Infância será sempre o de potenciador, veículo de transformação e de humanização do crescimento das crianças, no âmbito de uma evolução holística e intergradora de cada criança. Palavras-Chave: Educação Pré-Escolar; Livro Infantil; Igualdade; Metodologia de Trabalho de Projeto.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectMetodologia de Trabalho de Projetopt_PT
dc.subjectLiteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectPromoção de valorespt_PT
dc.titleA importância do livro infantil na promoção da igualdade em contexto pré-escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.identifier.tid203390547pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A importância do livro infantil na promoção da igualdade em contexto pré-escolar.pdf12.8 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.