Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3266
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Paula | - |
dc.contributor.author | Marques, Liliana Regina Alves Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-29T11:27:18Z | - |
dc.date.available | 2023-11-29T11:27:18Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-13 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3266 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório aborda a temática da importância do livro infantil na promoção da igualdade em contexto pré-escolar. A educação não tem apenas como objetivo transmitir informação, mas também transmitir valores, que permitam a formação de pessoas conscientes, livres e com sentido crítico. A formação das crianças inicia-se desde que nascem, sendo o livro infantil um meio privilegiado utilizado nessa mesma formação. Movida por este desafio e motivada pelas características do grupo de crianças em contexto de estágio, a estagiária desenvolveu, durante o seu estágio profissional, um projeto, em que privilegiou a intervenção a partir de vários livros infantis com o objetivo de trabalhar o valor da igualdade no seu grupo. Partiu de um incidente crítico que , emanado do terreno, pela voz de uma criança, despoletou todo o projeto desenvolvido em torno do valor da igualdade, sob a égide da Metodologia do Projeto, aplicando todas as suas fases. A partir da seleção, exploração e leitura de vários livros infantis, rentabilizando as suas potencialidades pedagógicas, tentou-se dar resposta à problemática emanente do incidente crítico: a questão da igualdade e pretendeu-se alargar a consciência e a relação de todo o grupo com este valor essencial. Ressalte-se que , em tom de ilações investigativas, os livros infantis são recursos essenciais e pedagogicamente muito relevantes na exploração e promoção dos valores em grupo, neste caso, no contexto de educação pré-escolar e que o papel do Educador de Infância será sempre o de potenciador, veículo de transformação e de humanização do crescimento das crianças, no âmbito de uma evolução holística e intergradora de cada criança. Palavras-Chave: Educação Pré-Escolar; Livro Infantil; Igualdade; Metodologia de Trabalho de Projeto. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Metodologia de Trabalho de Projeto | pt_PT |
dc.subject | Literatura para a infância | pt_PT |
dc.subject | Promoção de valores | pt_PT |
dc.title | A importância do livro infantil na promoção da igualdade em contexto pré-escolar | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203390547 | pt_PT |
Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A importância do livro infantil na promoção da igualdade em contexto pré-escolar.pdf | 12.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.