Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3266
Título: | A importância do livro infantil na promoção da igualdade em contexto pré-escolar |
Autor: | Marques, Liliana Regina Alves Vieira |
Orientador: | Gomes, Ana Paula |
Palavras-chave: | Educação de infância Metodologia de Trabalho de Projeto Literatura para a infância Promoção de valores |
Data: | 30-Mar-2023 |
Resumo: | O presente relatório aborda a temática da importância do livro infantil na promoção da igualdade em contexto pré-escolar. A educação não tem apenas como objetivo transmitir informação, mas também transmitir valores, que permitam a formação de pessoas conscientes, livres e com sentido crítico. A formação das crianças inicia-se desde que nascem, sendo o livro infantil um meio privilegiado utilizado nessa mesma formação. Movida por este desafio e motivada pelas características do grupo de crianças em contexto de estágio, a estagiária desenvolveu, durante o seu estágio profissional, um projeto, em que privilegiou a intervenção a partir de vários livros infantis com o objetivo de trabalhar o valor da igualdade no seu grupo. Partiu de um incidente crítico que , emanado do terreno, pela voz de uma criança, despoletou todo o projeto desenvolvido em torno do valor da igualdade, sob a égide da Metodologia do Projeto, aplicando todas as suas fases. A partir da seleção, exploração e leitura de vários livros infantis, rentabilizando as suas potencialidades pedagógicas, tentou-se dar resposta à problemática emanente do incidente crítico: a questão da igualdade e pretendeu-se alargar a consciência e a relação de todo o grupo com este valor essencial. Ressalte-se que , em tom de ilações investigativas, os livros infantis são recursos essenciais e pedagogicamente muito relevantes na exploração e promoção dos valores em grupo, neste caso, no contexto de educação pré-escolar e que o papel do Educador de Infância será sempre o de potenciador, veículo de transformação e de humanização do crescimento das crianças, no âmbito de uma evolução holística e intergradora de cada criança. Palavras-Chave: Educação Pré-Escolar; Livro Infantil; Igualdade; Metodologia de Trabalho de Projeto. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3266 |
metadata.thesis.degree.name: | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
Aparece nas colecções: | Educação Pré-Escolar |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A importância do livro infantil na promoção da igualdade em contexto pré-escolar.pdf | 12.8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.