Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3271
Title: Explorar o potencial de estratégias de autoavaliação na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Silva, Francisca Ferreira
Orientador: Silva, Brigite
Keywords: Educação Pré-escolar
Ensino 1º ciclo
Participação
Avaliação
Portfólios de crianças
Issue Date: 25-Jul-2023
Abstract: O presente relatório de estágio integra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A principal intencionalidade é compreender o impacto dos instrumentos de autoavaliação e a participação das crianças nos momentos de avaliação em dois contextos de educação: Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico do Ensino Básico. Neste sentido, a conceção do presente relatório tem como principal finalidade de investigação perceber de que modo os instrumentos de autoavaliação podem ser uma mais-valia para o processo de ensino aprendizagem das crianças em contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) e em 1.º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Assim sendo, com esta investigação pretendeu-se dar resposta aos seguintes objetivos condutores: Compreender benefícios dos processos de autoavaliação para as crianças e para o reajuste da intervenção educativa; Identificar pressupostos para os processos de autoavaliação para as crianças; Explorar estratégias de autoavaliação das crianças; Problematizar a conceção e o processo de elaboração dos portefólios de crianças, tendo em vista a autoavaliação da criança em contexto de educação pré-escolar; Problematizar o uso de estratégias de autoavaliação das aprendizagens em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico do Ensino Básico. Deste modo, foi realizado um enquadramento teórico sobre a temática e entrevistas a todos os intervenientes das duas valências, crianças, educadora de infância e professora de 1.º Ciclo do Ensino Básico cooperantes do estágio da Prática de Ensino Supervisionada. Como instrumentos de estudo, no contexto de Educação Pré-Escolar foram analisados os portefólios de crianças e no contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico foram analisados e estudados três instrumentos utilizados e defendidos pelo modelo pedagógico MEM (movimento da escola moderna).
This internship report is part of the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching. The main purpose is to understand the impact of self-assessment instruments and children's participation in assessment moments in two educational contexts: Pre-school Education and Primary School Education. In this sense, the conception of this report has as main purpose of research to understand how the self-evaluation instruments can be an asset to the teaching-learning process of children in Pre-school Education (EPE) and in the 1st cycle of basic education (1ºCEB). Therefore, this research aimed to answer the following guiding objectives: Understand the benefits of self-assessment processes for children and for the readjustment of educational intervention; Identify assumptions for the processes of self-assessment for children; Explore children's self-assessment strategies; Discuss the design and development process of children's portfolios, aiming at children's self-assessment in preschool education; Discuss the use of self-assessment strategies for learning in the context of 1st cycle of basic education. To problematize the use of self-evaluation strategies of learning in the context of 1st cycle of basic education. Thus, a theoretical framework on the subject was developed and interviews were conducted with all participants of the two settings, children, kindergarten teacher and cooperating Primary School teacher in the Supervised Teaching Practice internship. As instruments of study, in the preschool context, the children's portfolios were analysed and in the primary school context, three instruments used and advocated by the MEM (modern school movement) pedagogical model were analysed and studied
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3271
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Final.pdf1.61 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.