Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3275
Título: Estratégias eficazes para promover a consciência fonológica na educação pré-escolar e facilitar a transição para o 1º ciclo do ensino básico
Autor: Carvalho, Catarina Sofia Lourenço
Orientador: Ferreira, Ana Luísa
Palavras-chave: Transição pré-escolar - 1º ciclo do Ensino Básico
Consciência fonológica
Data: 20-Jul-2023
Resumo: Este estudo tem como objetivos analisar, compreender e promover a importância da consciência fonológica na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico. A consciência fonológica refere-se à habilidade de refletir e manipular os sons da linguagem, sendo fundamental para o desenvolvimento da leitura e escrita. Neste relatório de investigação serão apresentados estudos de diversos autores que destacam a relevância dessa habilidade na fase de transição entre os dois níveis educacionais. A partir da revisão da literatura, constata-se que o desenvolvimento da consciência fonológica nesse período está associado a um melhor desempenho académico e a uma transição mais suave para o ensino da leitura e da escrita. As implicações educacionais da promoção da consciência fonológica serão discutidas, bem como sugestões para intervenções pedagógicas eficazes. Palavras-chave: consciência fonológica; pré-escolar; 1º ciclo do ensino básico; transição.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3275
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RI final.pdf3.45 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.