Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3387
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Cátia | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Daniela | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-08T11:51:44Z | - |
dc.date.available | 2025-05-08T11:51:44Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, C. & Gonçalves, D. (2024). A escuta e o Valor da Voz da Criança. In Contextos Transformadores em Educação: Visões Partilhadas, (pp. 186-193). Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação. https://eventos.esec.pt/eipe2024/publicacoes-2/ | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-9145-13-9 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3387 | - |
dc.description.abstract | A escuta ativa permite efetivar o valor da voz das crianças, que inclui todas e quaisquer manifestações comunicativas e expressivas das mesmas (verbais e não verbais), apresentando-se como um ato educativo estratégico que influencia positivamente o desenvolvimento de competências pessoais e sociais fundamentais para a vida democrática: a inclusão, a cidadania, a consciência cívica, a participação ativa e a valorização das diferentes crenças e perspetivas. Obviamente que escutar verdadeiramente a criança implica, de modo profundo, um cuidado educacional perante as suas vivências, experiências, saberes, visões e noção de bem-estar, potenciando, deste modo, um relacionamento saudável, seguro e empático. Nesta proposta apresentar-se-á um estudo piloto, desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada em contexto de educação de infância, cuja finalidade foi escutar e dar voz às crianças sobre uma tríade temática - escuta, agência e voz – com implicações no seu entendimento de bem estar. A partir da realização de 4 focus group com crianças com idades compreendidas entre os 5 e 6 anos, foi possível evidenciar a importância da escuta com motor de agência e de participação, traduzindo-se numa vivência segura, tranquila, empática e feliz. Palavras-chave: escuta, bem-estar, agência, voz. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Participação das crianças | pt_PT |
dc.subject | Agência da criança | pt_PT |
dc.title | A escuta e o Valor da Voz da Criança | pt_PT |
dc.type | bookPart | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 186 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 193 | pt_PT |
degois.publication.location | Coimbra | pt_PT |
degois.publication.title | Contextos Transformadores em Educação: Visões Partilhadas | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://eventos.esec.pt/eipe2024/publicacoes-2/ | pt_PT |
Appears in Collections: | Parte ou capítulo de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AescutaEoValordaVozdaCrianca.pdf | 7.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.