Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3388
Title: | Uma jornada com Ulisses: o escape room digital como estratégia didática para a educação literária |
Authors: | Almeida, Elisa Monteiro, Carla |
Keywords: | Educação literária |
Issue Date: | 2025 |
Citation: | Almeida, E., & Monteiro, C. (2025). Uma jornada com Ulisses: o escape room digital como estratégia didática para a educação literária [Póster]. Apresentado no dia 5 de junho, na 2ª ed. do Dia da História: A Construção do Portugal Mundial: Entre a Portugalidade e a Lusofonia. ESE IPVC. |
Abstract: | A promoção da educação literária em contexto escolar requer abordagens criativas que respondam às necessidades e motivações dos alunos de hoje. Neste sentido, o recurso a estratégias de gamificação, como o Escape Room Digital, pode constituir uma via promissora para consolidar aprendizagens, desenvolver competências leitoras e despertar o gosto pela literatura. O presente projeto resulta de uma proposta desenvolvida no âmbito da unidade curricular Didática da Língua e do Texto no 2.º Ciclo do Ensino Básico, integrando metodologias ativas centradas no aluno. A experiência concretizou-se através da conceção e prática simulada de uma sequência didática, ancorada nos pressupostos da educação literária e estruturada segundo as fases da leitura propostas por Isabel Solé (1998) (pré-leitura, leitura, pós-leitura). Esta sequência teve como objetivo a introdução à obra Ulisses, de Maria Alberta Menéres (2016), adotando uma abordagem lúdico-pedagógica, para potenciar a motivação e o envolvimento dos alunos no estudo da obra. |
Peer reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3388 |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Póster Almeida e Monteiro 2024_Final.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.