Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3405| Title: | As potencialidades do brincar e do ambiente educativo na criatividade da criança |
| Authors: | Lagoa, Mariana Santos |
| Orientador: | Neves, Ivone |
| Keywords: | Educação de infância Jardim de infância Organização do ambiente educativo Criatividade Brincar |
| Issue Date: | 2-Jun-2025 |
| Abstract: | Este estudo pretende compreender de que forma a organização do ambiente educativo no Jardim de Infância e o brincar estimulam ou condicionam a criatividade das crianças. Para tal, foram definidos como objetivos de investigação compreender as perceções dos educadores relativamente às estratégias que mobilizam para o desenvolvimento da criatividade no jardim de infância, identificar os espaços e materiais que os educadores valorizam na organização do ambiente educativo para o desenvolvimento da criatividade e compreender as perceções das crianças sobre os materiais que preferem para as suas brincadeiras. A questão central do estudo é: “De que forma a organização do ambiente educativo, a escolha de materiais, o tempo dedicado ao brincar e a mediação do educador estimula ou condiciona a criatividade da criança?”. |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3405 |
| metadata.thesis.degree.name: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
| Appears in Collections: | Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2019013_Mariana Lagoa.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.










