Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3429
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dc.contributor.advisorSoares, Mónica-
dc.contributor.authorSousa, Mariana Azevedo-
dc.date.accessioned2025-12-19T13:05:47Z-
dc.date.available2025-12-19T13:05:47Z-
dc.date.issued2025-07-25-
dc.date.submitted2025-07-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3429-
dc.description.abstractA participação das crianças em contextos educativos é reconhecida, no quadro das convenções internacionais e das orientações curriculares, como um direito fundamental e uma condição para o exercício da cidadania desde os primeiros anos de vida. Neste sentido, a presente investigação teve como objetivo compreender as perceções e práticas dos profissionais de educação relativamente à participação das crianças e alunos em assembleias escolares, analisando estas como dispositivos pedagógicos que promovem a cidadania, a convivência democrática e o desenvolvimento socioemocional. A metodologia adotada foi quantitativa, através da aplicação de um questionário online a educadores e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico que dinamizam assembleias em contexto educativo. Os resultados revelaram que a maioria dos profissionais reconhece as assembleias como instrumentos fundamentais para a participação ativa das crianças e que estas contribuem para o desenvolvimento de competências como a escuta ativa, o pensamento crítico, a empatia e a resolução de conflitos. Verificou-se ainda que as crianças assumem papéis de responsabilidade nas assembleias e compreendem o seu propósito, embora persistam desafios relacionados com a promoção de uma participação equitativa e a integração sistemática destas práticas nas rotinas escolares. Os profissionais manifestaram também a necessidade de formação específica para aprofundar conhecimentos sobre a dinamização das assembleias. As conclusões deste estudo reforçam a importância de criar contextos educativos que valorizem a voz ativa das crianças e promovam a construção de práticas democráticas desde os primeiros anos de escolaridade, evidenciando contributos relevantes para a formação docente e para a consolidação de práticas pedagógicas participativas. Palavras-Chave: Participação das crianças; Assembleias escolares; Cidadania; Desenvolvimento socioemocional; Formação docente.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectParticipação das criançaspt_PT
dc.subjectAssembleias escolarespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento socioemocionalpt_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.subjectEnsino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.titleA participação das crianças: A perceção de educadores e professores quanto ao contributo das assembleiaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.identifier.tid204064058pt_PT
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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