Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/703
Title: Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação)
Authors: Matos, João Carlos
Afonso, Carlos
Gomes, Miguel Prata
Andrade, Manuela
Pinheiro, Ana
Correia, Secundino
Pequito, Paula
Medeiros, Paula
Keywords: Aprendizagem
Micromundus AIA
Projecto de investigação
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
Jardineiros do Mar
Robot Roamer
Escrita criativa
Issue Date: Mar-2004
Citation: PINHEIRO, Ana [et al.] – Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investigação). Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. Nº 1 (2004), p.11-19
Abstract: Micromundos AIA é um projecto de investigação que pretende construir, desenvolver, implementar e avaliar, dentro da comunidade educativa, “ambientes integrados de aprendizagem” em que a tecnologia é considerada uma mais valia importante no processo ensino/aprendizagem. Fundamenta-se, pois, numa metodologia de trabalho caracterizada pela investigação/acção, já que os resultados pretendidos são obtidos no/pelo decorrer do próprio processo em si mesmo. Este trabalho cooperativo (entre investigadores, professores colaboradores, estagiários e alunos de Jardim de Infância e Ensino Básico) concebeu-se para 3 micromundos distintos, embora assentes em metodologias e processos comuns: fundamentação teórica, guiões para os educadores, actividades com as crianças e página de apoio na Internet. O micromundo “Jardineiros do Mar” é dirigido a crianças de 4 e 5 anos e pretende construir um sítio da Internet que funcione como plataforma de aprendizagem colaborativa. O micromundo “Robot Roamer” joga com a aprendizagem de conceitos abstractos através de um objecto robótico concreto e tem como público-alvo crianças dos 6 aos 8 anos. O micromundo “Escrita Criativa” pretende construir uma plataforma facilitadora da aprendizagem da leitura e da escrita, onde crianças dos 8 aos 10 anos possam, de uma forma estimulante, re+criar histórias e outro tipo de relatos, através do jogo criativo entre o texto, a imagem, o som e os leitores/escritores, adultos e crianças.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/703
ISSN: 1645-9377
Appears in Collections:N.º 1 (2004)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cadernos_1Micomundos.pdf118.82 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.