Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/712
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSá-Chaves, Idáliaen_US
dc.date.accessioned2008-06-17T14:37:03Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:54:00Z
dc.date.available2008-06-17T14:37:03Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:54:00Z
dc.date.issued2007en_US
dc.identifier.citationSá-CHAVES, Idália - Cultura, conhecimento e identidade: Universidade e contemporaneidade.Saber(e)Educar. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º12(2007), p. 9-28en_US
dc.identifier.issn0873-3600en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/712
dc.descriptionp. 9-28en_US
dc.description.abstractA construção do conhecimento e a formação dos cidadãos, enquanto responsabilidade pedagógica, epistemológica, cultural e política das instituições de Ensino Superior, constitui, hoje, um problema de abordagem complexa que, transcendendo as dimensões técnicas e tecnológicas – características de um paradigma de racionalidade positiva e funcionalista que separa o sujeito da acção, a pessoa do profissional, o estudante do objecto de estudo – se situa nas dimensões reflexivas e relacionais do humano, considerado em seus contextos de imprevisibilidade e de incerteza, e solicita a necessidade de identificação e construção de novos saberes e novas competências num quadro de referência ético que responsabiliza os produtores e utilizadores de conhecimento. Esta abordagemé aqui sugerida pela problematização do tema, tanto quanto pela divulgação de uma experiência pedagógica centrada na leccionação de uma disciplina, num curso de doutoramento, da Universidade de Aveiro.en_US
dc.description.abstractThe building of knowledge and the formation of citizens as a pedagogical,epistemological, cultural and political responsibility of Higher Education Institutions is nowadays a complex issue, which transcending the technological and technical dimensions – features of a paradigm of positive and functionalist reason which separates the subject from his/ her action, the person from the professional one, the student from the study object – is located in the reflexive and relational human domains, being taken into account in its contexts of uncertainty. At the same time it needs to be identified and new knowledge and new competences need to be built, having into account the ethical reference which makes its producers and knowledge users responsible. This thematic is questioned by the sharing of a pedagogical experience centered in the teaching of a subject on a PhD Course at University of Aveiro.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.relation.ispartofseriesSaber (e) Educar;12en_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCulturaen_US
dc.subjectConhecimentoen_US
dc.subjectEnsino superioren_US
dc.subjectEpistemologiaen_US
dc.titleCultura, conhecimento e identidade - Universidade e contemporaneidadeen_US
dc.typearticleen_US
Appears in Collections:N.º 12 (2007)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeE12CulturaIdalia.pdf119.62 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.