Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/712
Título: Cultura, conhecimento e identidade - Universidade e contemporaneidade
Autor: Sá-Chaves, Idália
Palavras-chave: Cultura
Conhecimento
Ensino superior
Epistemologia
Data: 2007
Citação: Sá-CHAVES, Idália - Cultura, conhecimento e identidade: Universidade e contemporaneidade.Saber(e)Educar. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º12(2007), p. 9-28
Relatório da Série N.º: Saber (e) Educar;12
Resumo: A construção do conhecimento e a formação dos cidadãos, enquanto responsabilidade pedagógica, epistemológica, cultural e política das instituições de Ensino Superior, constitui, hoje, um problema de abordagem complexa que, transcendendo as dimensões técnicas e tecnológicas – características de um paradigma de racionalidade positiva e funcionalista que separa o sujeito da acção, a pessoa do profissional, o estudante do objecto de estudo – se situa nas dimensões reflexivas e relacionais do humano, considerado em seus contextos de imprevisibilidade e de incerteza, e solicita a necessidade de identificação e construção de novos saberes e novas competências num quadro de referência ético que responsabiliza os produtores e utilizadores de conhecimento. Esta abordagemé aqui sugerida pela problematização do tema, tanto quanto pela divulgação de uma experiência pedagógica centrada na leccionação de uma disciplina, num curso de doutoramento, da Universidade de Aveiro.
The building of knowledge and the formation of citizens as a pedagogical,epistemological, cultural and political responsibility of Higher Education Institutions is nowadays a complex issue, which transcending the technological and technical dimensions – features of a paradigm of positive and functionalist reason which separates the subject from his/ her action, the person from the professional one, the student from the study object – is located in the reflexive and relational human domains, being taken into account in its contexts of uncertainty. At the same time it needs to be identified and new knowledge and new competences need to be built, having into account the ethical reference which makes its producers and knowledge users responsible. This thematic is questioned by the sharing of a pedagogical experience centered in the teaching of a subject on a PhD Course at University of Aveiro.
Descrição: p. 9-28
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/712
ISSN: 0873-3600
Aparece nas colecções:N.º 12 (2007)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SeE12CulturaIdalia.pdf119.62 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.