Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAfonso, Carlosen_US
dc.date.accessioned2008-06-19T14:23:01Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:54:14Z
dc.date.available2008-06-19T14:23:01Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:54:14Z
dc.date.issued2005en_US
dc.identifier.citationAFONSO, Carlos - Inclusão e mercado de trabalho: papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE. Saber(e)Educar. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º10(2005), p.53-66en_US
dc.identifier.issn0873-3600en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/720
dc.descriptionp. 53-66en_US
dc.description.abstractNeste texto começamos por (re)discutir a inclusão percebendo-a enquanto conceito e enquanto prática desejada, chamando, em especial, a atenção para algumas “ciladas da diferença” e para alguns efeitos perversos que podem advir de uma determinada “ideologia da inclusão”. Num segundo momento, reflectimos sobre a questão da inserção no mercado de trabalho salientando a sua importância no contexto vivencial. Finalmente, centramo-nos de forma específica na transição para a vida adulta de jovens portadores de deficiência percebendo de que forma a sociedade cria expectativas e condições para o seu desenvolvimento como cidadãos e equacionando o papel da escola neste contexto, nomeadamente a construção de currículos funcionais facilitadores do processo de transição.en_US
dc.description.abstractIn this text we start (re)discussing the inclusion perceiving it as a concept and a desired practise, calling one’s attention to some “ambushes of the difference” and for some perverse effect that can happen due to the definitive “ideology of the inclusion”. At a second moment, we have focused our attention upon the question of the insertion in the work market pointing out its importance in the existential context. Finally, we have studied the transition for the adult life of young handicapped people perceiving how the society creates expectations and conditions for their development as citizens and equating the paper of the school in this context, namely the construction of functional curriculum vitae as facilitator of the transition process.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.relation.ispartofseriesSaber (e) Educar;10en_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectNecessidades educativasen_US
dc.subjectDeficientesen_US
dc.subjectPapel da Escolaen_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectMercado de trabalhoen_US
dc.titleInclusão e mercado de trabalho: papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEEen_US
dc.typearticleen_US
Appears in Collections:N.º 10 (2005)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SeE10_InclusaoCarlosAfonso.pdf107.53 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.