Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/720
Título: | Inclusão e mercado de trabalho: papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE |
Autor: | Afonso, Carlos |
Palavras-chave: | Necessidades educativas Deficientes Papel da Escola Educação especial Mercado de trabalho |
Data: | 2005 |
Citação: | AFONSO, Carlos - Inclusão e mercado de trabalho: papel da escola na transição para a vida adulta de alunos com NEE. Saber(e)Educar. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º10(2005), p.53-66 |
Relatório da Série N.º: | Saber (e) Educar;10 |
Resumo: | Neste texto começamos por (re)discutir a inclusão percebendo-a
enquanto conceito e enquanto prática desejada, chamando, em especial, a atenção
para algumas “ciladas da diferença” e para alguns efeitos perversos que podem advir
de uma determinada “ideologia da inclusão”. Num segundo momento, reflectimos
sobre a questão da inserção no mercado de trabalho salientando a sua importância
no contexto vivencial. Finalmente, centramo-nos de forma específica na transição
para a vida adulta de jovens portadores de deficiência percebendo de que forma a
sociedade cria expectativas e condições para o seu desenvolvimento como cidadãos
e equacionando o papel da escola neste contexto, nomeadamente a construção de
currículos funcionais facilitadores do processo de transição. In this text we start (re)discussing the inclusion perceiving it as a concept and a desired practise, calling one’s attention to some “ambushes of the difference” and for some perverse effect that can happen due to the definitive “ideology of the inclusion”. At a second moment, we have focused our attention upon the question of the insertion in the work market pointing out its importance in the existential context. Finally, we have studied the transition for the adult life of young handicapped people perceiving how the society creates expectations and conditions for their development as citizens and equating the paper of the school in this context, namely the construction of functional curriculum vitae as facilitator of the transition process. |
Descrição: | p. 53-66 |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/720 |
ISSN: | 0873-3600 |
Aparece nas colecções: | N.º 10 (2005) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SeE10_InclusaoCarlosAfonso.pdf | 107.53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.