Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/728
Título: Práticas e representações de consumo familiar: um estudo de caso
Autor: Oliveira, Sara Emília da Silva Vieira
Orientador: Cruz, Sofia Alexandra Soares de Miranda Ferreira da
Palavras-chave: Sociedade--consumo
Data: Jul-2011
Citação: OLIVEIRA, Sara Emília da Silva Vieira - Práticas e representações de consumo familiar: um estudo de caso. Porto : [ed.autor], 2011. 129 p.Dissertação de Mestrado em Intervenção Comunitária - Especialização em Contextos de Risco, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação da Professora Doutora Sofia Alexandra Soares de Miranda Ferreira Cruz
Resumo: Este trabalho de investigação, centrado na análise das práticas e representações de consumo familiar, ancora-se num enquadramento teórico sobre o consumo como prática social e suas perspectivas históricas, segundo a óptica de alguns autores. Contextualiza a criança, a família e o consumo, comparando a infância actual e passada, no que respeita a criança no seu papel de consumidora, e analisa a família contemporânea e o consumo, segundo diferentes influências, nomeadamente o contexto socioprofissional dos pais e as suas influências nas práticas de consumo dos filhos. O seu objectivo é o de conhecer as práticas e representações de consumo familiar, verificando em que medida “o contexto socioprofissional dos agregados familiares influencia as práticas de consumo familiar”, e até que ponto “os pais são influenciadores das práticas de consumo dos filhos”. Em termos metodológicos propôs-se às famílias o preenchimento de Listas de Despesa, durante seis meses, detalhando as suas receitas e os seus gastos mensais, especificando ainda os gastos específicos com os filhos. Simultaneamente desenvolveu-se um grupo focal com estas famílias. Relativamente aos filhos foram aplicadas as seguintes técnicas de investigação: entrevista exploratória, feitura de desenhos e grupo focal. Pode concluir-se que se está perante um contexto familiar diferente do padrão de consumo familiar nacional, e há aspectos muito importantes a serem trabalhados com as famílias. Para tal, e no seguimento das conclusões do trabalho, elaborou-se uma proposta de intervenção comunitária visando a sensibilização para as questões do consumismo, de forma a alertar para a importância da Educação e Literacia Financeira.
This investigative work, focused on the analysis of practices and representations of family consumption, is based upon a theoretical framework on consumption as a social practice and its historical perspectives, according to several authors. Child, family and consumption are contextualized, comparing childhood in the past and in the present, and the subsequent role of the child as a consumer. The contemporary family and consumption are analysed under the scope of several influences, namely the social and professional context of the parents and their influences on the child’s consumption practices. The main goal is to know the practices and representations of family consumption, establishing in which way the social and professional context of family units influences child’s consumption practices. Methodologically, the families have filled out “Expense Lists” during six months, detailing their revenues and monthly expenses, specifying their monthly expenses with their children. Simultaneously, a focus group was develloped with these families. As far as the children are concerned, the following investigative techniques were used: exploratory interview, elaboration of drawings and focus group. The conclusion is that we uncovered a different family context than the national family consumption standard and that there are several aspects to be worked with the families. For that end, and according with the conclusions of the work, we elaborated a proposal of community intervention that aimed at promoting awareness of consumerism, so as to alert for the importance of Financial Education and Literacy.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/728
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