Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/729
Title: Família, escola e comunidade: o papel das associações de pais e encarregados de educação no agrupamento vertical das escolas da Junqueira
Authors: Brás, Cátia
Orientador: Carvalho, Adalberto Dias de
Samagaio, Florbela
Keywords: Relação escola-família
Intervenção comunitária
Envolvimento parental
Issue Date: Jan-2012
Abstract: O presente estudo faz uma abordagem acerca da relação família, escola e comunidade, baseado num projecto de intervenção comunitária, desenvolvido no Agrupamento Vertical de Escolas da Junqueira, pertencente ao Concelho de Vila do Conde, em parceria com o Contrato Local de Desenvolvimento Social, a Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e a Comissão Social Interfreguesias Norte do Ave. O fundamento deste estudo surge da necessidade de revitalizar a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas da Junqueira, o que levou à implementação de um trabalho junto das Associações de Pais Encarregados de Educação “activas” do Agrupamento, com o intuito de compreender o é uma APEE, sua organização e dinâmica, bem como o tipo de iniciativas que podem ser criadas, com vista à sua sustentabilidade e que envolvam directamente os pais. O estudo empírico é de natureza qualitativa, usando como técnicas a observação e a aplicação de entrevistas que permitiram compreender a perspectiva que os dirigentes associativos, enquanto pais/encarregados de educação, têm acerca da escola e como vêem a participação dos pais na vida da escola. Este trabalho reconhece que a intervenção comunitária constituiu uma prática e foi um meio facilitador para a reconstrução e dinamização da Associação Pais Agrupamento Escolas da Junqueira, na medida em que possibilitou um conhecimento global da realidade, permitiu a integração, facultou o trabalho de parceria e fomentou a co-responsabilização de todos os agentes envolvidos no estudo, particularmente os pais/encarregados de educação.
The present study shows the relation between family, school and community, based on a community intervention project, developed in the Junqueira’s Vertical Schools Group, from the municipality of Vila do Conde, in association with the Local Development Social Contract, the School of Education Paula Frassinetti and the North Ave Interparish Social Comission. The purpose of this study arises from the need to revitalize Parents’ Association from Junqueira’s Schools Group, which led to the implementation of a work with the “most dynamic” Parents’ Associations of the group in order to understand what is a Parents’ Association, its organization and dynamics as well as the type of initiatives that can be created in order to promote their sustainability and a direct involvement of parents. This is a qualitative empirical study, using techniques such as observation and interviews that allowed to understand the perspective that the association leaders, as parents /educators have about the school and how they see parents participation in school life. This study recognizes that Community action established a practice and enabled the reconstruction and promotion of Parents’ Association of Junqueira’s Schools Group, that conduced to a global knowledge of reality, allowed the integration, provided the partnership work and encourage the co-responsibility of all actors involved in the study, particularly parents /educators.
Description: Dissertação de Mestrado em Intervenção Comunitária - Especialização em Contextos de Risco, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/729
Appears in Collections:Intervenção Comunitária

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