Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/735
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dc.contributor.advisorSerra, Helenaen_US
dc.contributor.authorBastos, Anabelaen_US
dc.date.accessioned2010-11-15T09:29:25Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:54:47Z
dc.date.available2010-11-15T09:29:25Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:54:47Z
dc.date.issued2009-09en_US
dc.identifier.citationBASTOS, Anabela - A percepção dos professores sobre os alunos sobredotados versus o alheamento da escola. Porto : [ed. autor], 2009. XIII, 227 f.Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/735
dc.descriptionXIII, 227 f.en_US
dc.description.abstractO tema da sobredotação é um tema pleno de significado e significador. No nosso país esta problemática, na sua essência, ainda é pouco debatida. Quando tanto se fala da promoção do sucesso escolar, consideramos oportuno trazer alguma luz sobre a problemática da sobredotação. É nosso intuito, no presente estudo, contribuir para a reflexão acerca das percepções que os professores têm dos alunos com capacidades acima da média. Mais especificamente iremos estudar a actuação dos professores face a um aluno que apresenta dupla excepcionalidade, em virtude de ser um surdo implantado que, mediante relatórios específicos comprovativos apresentar capacidades acima da média, pese embora, os professores não lhas reconhecerem. A nossa investigação tomou como metodologia de base o estudo de caso. O presente projecto de investigação-acção divide-se em três partes fundamentais: a primeira denominada “Planificação e Organização do Trabalho” contempla a introdução, a pergunta de partida, o objectivo geral e objectivos específicos e a fundamentação metodológica; a segunda parte, denominada “Enquadramento Teórico” perspectiva a sustentação científica consultada, por forma a fundamentar os conceitos envolvidos; a terceira parte, denominada “Organização e Análise da Pesquisa Empírica”, revela os métodos e técnicas, o sítio, a população e a amostra e os vários procedimentos adoptados ao longo do estudo. Neste último capítulo, através dos instrumentos de recolha de dados que nos aproximam da percepção que os professores terão sobre as suas competências para sinalizar ou acompanhar alunos com características específicas dadas as suas capacidades acima da média, pudemos constatar que os professores inquiridos reconheceram não possuir informação específica sobre a temática em estudo Confirmámos, também que, uma percentagem significativa da comunidade educativa se alheia da problemática do presente estudo.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectSobredotaçãoen_US
dc.titleA percepção dos professores sobre os alunos sobredotados versus o alheamento da escolaen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Educação Especial

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