Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/737
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAfonso, Carlosen_US
dc.contributor.authorMendes, Maria da Conceição Ribeiroen_US
dc.date.accessioned2010-11-15T14:54:41Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:54:49Z
dc.date.available2010-11-15T14:54:41Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:54:49Z
dc.date.issued2010-03en_US
dc.identifier.citationMENDES, Maria da Conceição Ribeiro -Transição para a Vida Adulta dos Jovens com Deficiência Mental. Porto : [ed. autor], 2010. 152 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação do Professor Doutor Carlos Manuel Peixoto Afonso.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/737
dc.description.abstractO presente estudo visa apresentar o resultado de algumas reflexões sobre a problemática da transição para a vida adulta de jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), mais precisamente com deficiência mental. Tendo por base a revisão da literatura, a nossa reflexão pessoal e a prática profissional com jovens com NEE, procuramos perceber a forma como as escolas do 2º e 3º ciclos se organizam e que respostas educativas e recursos são implementados de modo a dar cumprimento ao definido pelo Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro, nomeadamente no que respeita aos Planos Individuais de Transição (PIT). Realçamos a complexidade inerente a essa organização sendo que a escola não poderá ser a única responsável por todo o processo. A articulação entre escola, família e comunidade revela-se fundamental. Reflectimos assim sobre a construção social da deficiência e a transição para a vida adulta numa perspectiva de desenvolvimento de competências que possibilitem a estes jovens com NEE a integração plena na sociedade. O estudo permitiu evidenciar a realidade das escolas da cidade do Porto, notando-se que elas, na sua maioria, têm implementadas respostas educativas diferenciadas de modo a responder às necessidades dos seus alunos. Contudo, continuam a debater-se com algumas dificuldades na implementação dos planos de transição por falta de recursos quer humanos quer materiais. Pudemos registar que o professor de educação especial tem um papel preponderante na implementação e desenvolvimentos destes planos, no entanto começa-se a registar um maior envolvimento por parte do director de turma. Permanecem ainda dificuldades ao nível da articulação e empenhamento dos vários intervenientes no processo.en_US
dc.description.abstractThe present study aims to show the result of some reflections on the problematic of the transition to adulthood of youngsters with Special Education Needs, more specifically children with mental handicaps. Using literature revision as a work basis, we try to understand how elementary schools organise themselves and which educational answers and resources are implemented in order to fulfil the 3/2008 Act of January 7, namely in what Individual Transition Plans are concerned. We emphasise the complexity inherent to this organization but school cannot be exclusively responsible for the entire process. The articulation between school, family and community reveals itself fundamental. Thus, we reflect on the social construction of the handicap and the transition to adult life through a perspective of skill development that allows these youngsters with Special Education Needs a full social integration. The study allowed to emphasise the reality of schools of the city of Oporto, being it clear that most of them have implemented differential educational answers so as to respond to their pupils’ needs. However, they still deal with difficulties in implementing transition plans due to the lack of human and material resources. We have registered that the Special Education teacher has preponderant importance in the implementation and development of these plans. However, we have also registered a bigger involvement of the form teacher. There are still many difficulties of articulation and commitment of the several participants in the educational process.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTransição para a vida adultaen_US
dc.subjectDeficiência mentalen_US
dc.titleTransição para a Vida Adulta dos Jovens com Deficiência Mentalen_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TM-ESEPF-EE_2010MariaConceicaoMendesQuestionario.pdf43.35 kBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF-EE_2010MariaConceicaoMendes.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.