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Title: Transição para a Vida Adulta dos Jovens com Deficiência Mental
Authors: Mendes, Maria da Conceição Ribeiro
Orientador: Afonso, Carlos
Keywords: Transição para a vida adulta
Deficiência mental
Issue Date: Mar-2010
Citation: MENDES, Maria da Conceição Ribeiro -Transição para a Vida Adulta dos Jovens com Deficiência Mental. Porto : [ed. autor], 2010. 152 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação do Professor Doutor Carlos Manuel Peixoto Afonso.
Abstract: O presente estudo visa apresentar o resultado de algumas reflexões sobre a problemática da transição para a vida adulta de jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), mais precisamente com deficiência mental. Tendo por base a revisão da literatura, a nossa reflexão pessoal e a prática profissional com jovens com NEE, procuramos perceber a forma como as escolas do 2º e 3º ciclos se organizam e que respostas educativas e recursos são implementados de modo a dar cumprimento ao definido pelo Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro, nomeadamente no que respeita aos Planos Individuais de Transição (PIT). Realçamos a complexidade inerente a essa organização sendo que a escola não poderá ser a única responsável por todo o processo. A articulação entre escola, família e comunidade revela-se fundamental. Reflectimos assim sobre a construção social da deficiência e a transição para a vida adulta numa perspectiva de desenvolvimento de competências que possibilitem a estes jovens com NEE a integração plena na sociedade. O estudo permitiu evidenciar a realidade das escolas da cidade do Porto, notando-se que elas, na sua maioria, têm implementadas respostas educativas diferenciadas de modo a responder às necessidades dos seus alunos. Contudo, continuam a debater-se com algumas dificuldades na implementação dos planos de transição por falta de recursos quer humanos quer materiais. Pudemos registar que o professor de educação especial tem um papel preponderante na implementação e desenvolvimentos destes planos, no entanto começa-se a registar um maior envolvimento por parte do director de turma. Permanecem ainda dificuldades ao nível da articulação e empenhamento dos vários intervenientes no processo.
The present study aims to show the result of some reflections on the problematic of the transition to adulthood of youngsters with Special Education Needs, more specifically children with mental handicaps. Using literature revision as a work basis, we try to understand how elementary schools organise themselves and which educational answers and resources are implemented in order to fulfil the 3/2008 Act of January 7, namely in what Individual Transition Plans are concerned. We emphasise the complexity inherent to this organization but school cannot be exclusively responsible for the entire process. The articulation between school, family and community reveals itself fundamental. Thus, we reflect on the social construction of the handicap and the transition to adult life through a perspective of skill development that allows these youngsters with Special Education Needs a full social integration. The study allowed to emphasise the reality of schools of the city of Oporto, being it clear that most of them have implemented differential educational answers so as to respond to their pupils’ needs. However, they still deal with difficulties in implementing transition plans due to the lack of human and material resources. We have registered that the Special Education teacher has preponderant importance in the implementation and development of these plans. However, we have also registered a bigger involvement of the form teacher. There are still many difficulties of articulation and commitment of the several participants in the educational process.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/737
Appears in Collections:Educação Especial

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