Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/738
Título: O sentir dos sentidos: a surdocegueira em questão
Autor: SILVA, Ângela Maria da Cruz
Orientador: Rebelo, António
Palavras-chave: Desenvolvimento humano
Teorias de aprendizagem
Cegueira
Surdez
Data: Abr-2011
Citação: SILVA, Ângela Maria da Cruz - O sentir dos sentidos: a surdocegueira em questão. Porto : [ed. autor], 2011. 177 f.. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação do Professor Doutor António Rebelo
Resumo: O presente estudo tem como objectivo aprofundar a temática da surdocegueira que só muito recentemente é reconhecida como condição única e particular. Os comprometimentos que o surdocego apresenta advêm da privação dos dois canais de acesso à informação e ao mundo, daí que o nível de desenvolvimento cognitivo, as possibilidades funcionais de comunicação, a interacção social e a aprendizagem, serão aspectos que determinarão as suas necessidades educativas. Aos profissionais cabe o desafio de potenciar situações geradoras de experiências significativas. A transição para o primeiro ano do primeiro ciclo no ano lectivo de 2009/2010, e a frequência da Unidade de Apoio Especializado a Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita, é um ponto de viragem na vida de uma criança surdocega. Perceber de que forma este interioriza e organiza os estímulos provenientes do meio e os transforma em conhecimento activo, construindo conceitos, é a base do trabalho desenvolvido. Com o recurso a diferentes abordagens teóricas explicativas do desenvolvimento humano e teorias de aprendizagem, procedeu-se á criação de um quadro teórico com o intuito de estabelecer o padrão de desenvolvimento cognitivo apresentado por uma criança surdocega. Os dados recolhidos resultam de uma pesquisa de cunho qualitativo utilizando o estudo de caso como suporte metodológico. Estes são a base para o delinear e implantar de estratégias educativas que visam a aquisição de competências cognitivas por parte da criança surdocega, bem como para aumentar o seu nível de autonomia e independência.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/738
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