Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/742
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSousa, Júlio Emílio Pereira deen_US
dc.contributor.authorRibeiro, Célia Carlota Rodrigues Pereira Marquesen_US
dc.date.accessioned2011-01-21T12:47:33Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:54:54Z
dc.date.available2011-01-21T12:47:33Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:54:54Z
dc.date.issued2010-09en_US
dc.identifier.citationRIBEIRO, Célia Carlota Rodrigues Pereira Marques - Relações de sociabilidade, entre adolescentes, em contexto escolar Porto : [ed. autor], 2010. 152 f. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação do Professor Doutor Júlio Emílio Pereira de Sousa.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/742
dc.description.abstractDefende-se, actualmente, o princípio da inclusão em educação, ou seja, todos os alunos, apesar das diferenças, devem ter acesso a uma resposta educativa adequada, em contexto escolar. Sabe-se, contudo, que o êxito educativo não se traduz apenas em aprendizagens cognitivas, bem sucedidas, mas num todo que remete para a construção individual de cada aluno, no seio da colectividade. Numa faixa etária bastante complexa, a adolescência, o jovem vê-se, frequentemente, confrontado com diferentes tarefas a realizar, nomeadamente, o reajustamento à sua nova imagem e estrutura corporais, o despertar da sexualidade e a aprendizagem de novas formas de pensamento e de acção. Assim, o jovem vai modificando, substancialmente, o seu universo social e relacional, alterando o relacionamento com os pais, desenvolvendo relações de proximidade e de intimidade com os pares. A adolescência surge, então, como um período de transição, marcado por uma panóplia de realidades diferentes que têm de ser (re) ajustadas, pelo púbere, de modo a interiorizar as transformações com que se depara e, posteriormente, aceder à maturidade. É neste contexto que as relações de sociabilidade, de amizade, de partilha, de comunhão se tornam essenciais, para a construção de uma personalidade forte e saudável. Nesta óptica, o nosso estudo remete para uma reflexão contextualizada, pretendendo-se, acima de tudo gerar interrogações e alertar a comunidade educativa, para a problemática em estudo. E no sentido de conferir à escola uma verdadeira visão inclusiva, há que fomentar as relações de sociabilidade, contribuindo, assim, para um crescimento efectivo do aluno, nas suas variadas vertentes.en_US
dc.description.abstractIt is currently defended, the principle of inclusion in education, meaning that all the pupils, in spite of their differences, should have access to an adequate educational response, in a school context. However, it is known that the educational success is not only expressed by well succeeded cognitive learnings, but it is a whole that implies the individual construction of each pupil, in the midst of a community. Adolescence is a rather difficult and complex period, in which the youngsters often face different personal challenges, such as the readjustment to a new body image and structure, the weakening of the sexuality and learning new forms of thought and action. In fact, the youngsters go through a process of changes of their social and relationships universe, modifying the relationship with parents, developing relations of proximity and privacy with the pairs. The adolescence appears, then, as a period of transition, marked by a panoply of different realities that have to be (re)adjusted by the adolescent in order to have a inner appropriation of the transformations which are experienced and, later, to reach maturity. It is in this context that the communion, allotment, friendship and sociability relationships become essential, for the construction of a strong and healthful personality. Having the above in mind, our study brings us to a contextualized reflection, aiming, above all to generate questions and to alert the educational community for the referred issue. And, finally towards a true inclusive school vision, the sociability/interpersonal relationships must be promoted to contribute to an effective growth of the pupil, in his/her multiple aspects.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDesenvolvimento social - adolescentesen_US
dc.subjectSociabilidade - adolescentes - escolaen_US
dc.titleRelações de sociabilidade, entre adolescentes, em contexto escolaren_US
dc.typemasterThesisen_US
Appears in Collections:Educação Especial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANEXO1.pdf6.04 MBAdobe PDFView/Open
TM-ESEPF_2010CeliaRibeiro.pdf961.44 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.