Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/746
Title: O lúdico como vivência promotora de sucesso em processos de aprendizagem: crianças com défices cognitivos
Authors: Maciel, Paula Raquel de Sousa
Orientador: Serra, Helena
Keywords: Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Expressão artística
Aprendizagem
Deficiência mental
Issue Date: Oct-2011
Citation: MACIEL, Paula Raquel de Sousa - O lúdico como vivência promotora de sucesso em processos de aprendizagem: crianças com défices cognitivos. Porto : [ed. autor], 2011. 197 f.. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação da Professora Doutora Helena Serra.
Abstract: A escola deve responder às particularidades de cada criança adequando os processos de ensino aprendizagem. Para isso, deve fornecer suportes materiais e físicos, bem como implementar medidas para satisfazer os alunos, potenciando a sua autonomia pessoal e social. A abordagem lúdica parece ser um recurso fundamental para a aprendizagem e para o desenvolvimento integral de todas as crianças, incluindo os alunos com deficiência mental. O objectivo principal deste trabalho de investigação procurou compreender o lúdico como vivência promotora de sucesso em processos de aprendizagem na criança com deficiência mental. Este estudo permitiu analisar a importância que a ludicidade apresenta na aprendizagem desta criança e no seu desenvolvimento harmonioso. Com as actividades lúdicas, os alunos conseguem despertar maior interesse, empenho e motivação pelas aprendizagens. O nível de atenção e concentração aumentam pois aprende-se experimentando, manipulando e investigando. O aluno em estudo é uma criança com deficiência mental que está inserido numa instituição educativa de educação especial. Após a caracterização e avaliação inicial da criança foi imprescindível a elaboração de um plano de intervenção lúdica, onde foram realizadas actividades lúdicas relacionando as áreas disciplinares, as expressões artísticas e as novas tecnologias da informação e comunicação, para colmatar as dificuldades apresentadas e favorecer a sua aprendizagem. Os dados foram recolhidos através da observação das actividades lúdicas, através das entrevistas formuladas a professoras e psicólogas e através da comparação das duas avaliações realizadas ao aluno, no momento inicial e final da intervenção lúdica. Os dados deste estudo seguiram a metodologia qualitativa. No final desta investigação foi possível verificar melhorias significativas na aprendizagem da criança em estudo e no seu desenvolvimento integral.
The school must respond to the particularities of each child adapting the processes of teaching and learning. This should provide material support and physical as well as implementing measures to meet the students, enhancing their personal and social autonomy. The playful approach seems to be a key resource for learning and for the integral development of all children, including students with disabilities. The main objective of this research sought to understand the playful experience as a promoter of success in learning processes in children with mental disabilities. This study analyzed the importance of playfulness in learning features of this child and its harmonious development. With fun activities, students can arouse greater interest, commitment and motivation for learning. The level of attention and concentration increase as you learn by experimenting, manipulating and investigating. The student in question is a child with mental retardation that is inserted in an educational institution of special education. After the initial characterization and evaluation of the child was essential to developing an intervention plan playful, fun activities which were carried out relating the disciplines, artistic expression and new information and communication technologies to overcome the difficulties presented and to encourage their learning. Data were collected through observation of fun activities, formulated through interviews with teachers and psychologists, and by comparing the two evaluations to the student, at the start and end of the intervention playful. Data from this study followed a qualitative methodology. At the end of this investigation we observed significant improvements in learning for children in the study and their integral development
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/746
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