Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/748
Título: A inter-relação entre o processamento auditivo e a competência leitora
Autor: Costa, Sónia Maria Martins Neves
Orientador: Serra, Helena
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem específica (DAE)
Modelos de Leitura
Educação especial
Data: Set-2011
Citação: COSTA, Sónia Maria Martins Neves Costa - A inter-relação entre o processamento auditivo e a competência leitora. Porto : [ed. autor], 2011. 145 f.. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, sob a orientação da Professora Doutora Helena Serra.
Resumo: Este estudo tem por finalidade indagar acerca de um conjunto de capacidades que integram um bloco perceptivo - Processamento auditivo, Consciência fonológica - e da influência do mesmo na competência leitora. O que se sugere é uma reflexão sobre práticas e estratégias que permitam uma melhoria atempada das capacidades de leitura em indivíduos com défices nessa competência, por muitos autores, designados de indivíduos com dislexia. O estudo ilustra o desempenho de sete indivíduos, ao abrigo do Decreto - Lei nº 3/2008, no domínio da Linguagem, em tarefas de processamento fonológico, Processamento auditivo e em Leitura oral. Inicialmente, realizou-se uma prova de leitura oral para reforçar o handicap já atestado em leitura e procedeu-se à realização de treze provas baseadas no PALPA-P elaborado por S. L. Castro, S. Caló & M. Coltheart a fim de se atestar dificuldades de Processamento auditivo e Consciência fonológica. A partir da análise desses instrumentos, criou-se o perfil intra-individual de cada sujeito, tendo-se verificado maior comprometimento em termos de Consciência fonémica, inclusive a nível de reconstrução e segmentação fonémica e algumas dificuldades de Processamento auditivo, particularmente, na memória sequencial auditiva. Após essa avaliação, delineou-se um plano de intervenção composto por várias actividades para treino das habilidades em que se verificara mais dificuldades, sobretudo com maior incidência no nível mais complexo de Consciência fonológica: a Consciência fonémica. Após a operacionalização do mesmo, avaliou-se os progressos dos indivíduos e realizou-se nova prova de leitura oral. Verificou-se uma evolução concomitante em ambas as competências e uma diminuição de processos fonológicos, nomeadamente omissões, substituições, epênteses, metáteses, inversões e dessonorizações, nas duas realizações. Constatou-se, assim, que a implementação de estratégias específicas de Processamento auditivo e de Consciência fonológica contribuem para melhorar significativamente a competência leitora.
The goal of this study is to understand the integrant capacities of the perceptive bloc- Auditory processing and Phonologic conscience and their influence in the reading competence. So it is suggested a reflection about practices and strategies that allow improving the reading capacities in certain individuals that by showing difficulties in this competence are, by many authors, designated by individuals with dyslexia. The study illustrates the performance of seven individuals, under the protection of the Decreto – Lei nº 3/2008, in the language domain, by analizing tasks of phonologic processing, Auditory processing and Oral reading. First, it was held an oral reading task to test the handicap diagnosed in the reading habilities and than, it was held the aplications of thirteen tests based in the PALPA-P created by S. L. Castro, S. Caló & M. Coltheart to attest dificulties in the auditive processing and phonologic conscience. From this point it was possible to create the inner individual profile from each subject, having been verified a larger disability in the Phonemic conscience, including at the phonemic reconstruction and segmentation and some difficulties in the Auditory processing, particulary in the auditory sequential memory. After this evaluation, was outlined an intervention plan, compound by various activities to train the capabilities that were in deficit, with major incidence in the more complex level of Phonological conscience, the Phonemic conscience. After the operations, the processes of the individuals were evaluated and it was held a new oral reading task. It was verified a concomitant evolution in both competences and a decrease in reading flaws, as phonologic processes with omissions, substitutions, methatesis, inversions and desonorization in both tasks. This process sustained the idea that the implementation of specific strategies of Auditory processing and Phonologic conscience contribute to develop the reading competence.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/748
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