Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/752
Title: Vivências escolares: modelos organizativos de resposta a alunos com perturbação de hiperatividade com défice de atenção
Authors: Gomes, Sandra Filipa de Malta
Orientador: Sousa, Júlio Emílio Pereira de
Cunha, Isabel
Keywords: Educação especial
Hiperatividade
Inclusão
Issue Date: Mar-2012
Abstract: A realização desta investigação permitir-nos-á entender que modelos organizativos de resposta as escolas desenvolvem para atender adequadamente alunos com PHDA. Para contextualizar esta temática elaboramos uma reflexão sobre a Escola e a PHDA, através da qual fazemos não só uma retroespectiva histórica da escola salientando a importância da sua autonomia mas também abordamos o conceito da PHDA ao longo das décadas, os seus sintomas, características e possíveis intervenções. Ainda relativo à PHDA refletimos sobre os pressupostos legais que definem os tipos de apoio para apoiar alunos com esta problemática e as estratégias que, segundo a literatura, poderão ser adotadas em sala de aula. Na segunda parte deste trabalho, que se traduz na componente empírica, inquirimos uma amostra de 120 docentes do 1º ciclo do Ensino Básico através de um questionário construído para o efeito no sentido de percebermos qual o conhecimento dos docentes no que respeita às características da PHDA, quais os apoios disponibilizados para atender estes alunos a nível de recursos humanos e a que estratégias preventivas e remediativas de sala de aula e de avaliação especificas à PHDA são utilizadas pelos docentes. O tratamento de dados através do programa de SPSS permitiu-nos concluir que os docentes do 1º ciclo do Ensino Básico possuem pouca capacidade de identificação das características da PHDA. A nível dos modelos organizativos de resposta escolar, verificamos que a escola possui recursos abaixo do nível desejado para atender estes alunos e que os docentes recorrem parcamente a estratégias preventivas e remediativas de organização de sala de aula e a estratégias de avaliação específicas para alunos com PHDA.
This investigation will allow us to understand which organizing models of response are developed by schools that are suitable to studentes with ADHD. To context this theme we work out a reflection about ADHD and the school through which we make an historical retrospective of the school pointing out the importance of its autonomy but we also broach the concept of ADHD through the decades, its symptoms, characteristics and possible interventions. Regarding the ADHA we had also consider the legal presuppositions that define the kind of support used to help students with this problem and the strategies that, in accordance with available literature, could be adopted In the classroom. The second half of this study is about the empirical evidence, a sample of 120 elementary school teachers was used to answer a specific questionnaire made to correctly understand the information that these teachers have about ADHD characteristics, which are the human supports available for these students, which preventive and repairing strategies are used and which specific evaluation is applied by the teachers. The data analysis through the SPSS Program allows us to conclude that the elementary school teachers do not have enough competence to identify the ADHD characteristics. Regarding the organizational patters of the school response we verified that the school does not have the quality of resources needed to help these students and teachers rarely use preventive and repairing strategies in the classroom organization and a specific evaluation for the students with ADHD.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial, apresentada à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/752
Appears in Collections:Educação Especial

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