Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/764
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dc.contributor.advisorLima, Rosaen_US
dc.contributor.authorTeles, Ana Benedita Carvalho de Sampaioen_US
dc.date.accessioned2008-10-06T08:15:58Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:55:28Z-
dc.date.available2008-10-06T08:15:58Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:55:28Z-
dc.date.issued2008en_US
dc.identifier.citationTELES, Ana Benedita Carvalho de Sampaio - Contributo para o estudo da aquisição da linguagem infantil do português europeu: escala MacArthur. Porto : [ed.autor], 2008. 78 f. Trabalho de projecto de investigação não editadoen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/764-
dc.identifier.urihttp://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/764en_US
dc.description78 f.en_US
dc.description.abstractO processo efectuado neste projecto de inflexão, reflexão e investigação, bem como aprofundamento do tema a que nos propusemos, conduziu a um efectivo e real estudo sobre a Aquisição da Linguagem Infantil do Português Europeu, através do uso dos Inventários do desenvolvimento comunicativo MacArthur, os quais constituem um instrumento válido e fiável para a avaliação do desenvolvimento comunicativo e linguístico de crianças pequenas, isto é, crianças de curta idade (de 8 a 15 meses e de 15 a 36 meses). Estas escalas MacArthur proporcionam dados provenientes da adaptação das mesmas levadas a cabo por vários países, incluindo o espanhol, em todas as suas sub-regiões (as quais revelam evidente variação linguística), mormente a versão galega. A nosso ver este instrumento apresenta numerosas vantagens, a saber: avalia as capacidades das crianças em idades precoces, durante as quais o processo de linguagem se instaura, de forma paulatina; permite a análise de aspectos relativos quer à vertente da compreensão quer da expressão; permite analisar, de entre os aspectos formais, não apenas a fonologia mas também a morfologia e a sintaxe, bem assim como a extensão do enunciado. Por quanto exposto pensamos poder este instrumento poder vir a constituir precioso material para, depois de devidamente adaptado, aperfeiçoada em sua tradução do original e passado a um número suficiente de sujeitos, analisar os produtos linguísticos de crianças do português europeu, aliás, dados muito escassos, nesta faixa etária. O trabalho levado a cabo na parte metodológica deste projecto centrou-se na descrição do instrumento que atrás se descreveu. Após uma pesquisa exaustiva sobre toda esta temática na qual se inclui a vasta amplitude do campo da linguagem, apraz destacar a relevância considerada para as seguintes temáticas, as quais confluem nas palavras-chave, a saber: Linguagem e a sua amplitude conceptual; Cérebro e Linguagem: espaços e funções cerebrais co-responsáveis da actividade linguística; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem: da pré-linguagem ao discurso espontâneo; Atrasos na aquisição da linguagem infantil: Patologia, Alteração / Perturbação e Atraso de Linguagem e alterações fonético-fonológicas; Abordagens Etiológicas do Atraso de Linguagem: Signos de identificação: Expressão e Compreensão; Falantes Tardio e sua caracterização; Metodologia a aplicar e Reflexões/Conclusões.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDeficiências da linguagemen_US
dc.subjectLinguagem das criançasen_US
dc.subjectDesenvolvimento da linguagemen_US
dc.subjectEscala MacArthuren_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.titleContributo para o Estudo da Aquisição da Linguagem Infantil do Português Europeu (Escala MacArthur)en_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Educação Especial

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