Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/775
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dc.contributor.advisorGomes, Ana Paulaen_US
dc.contributor.authorMilheiro, Isabel Maria Morais Luna da Costaen_US
dc.date.accessioned2009-08-27T14:30:07Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:55:32Z-
dc.date.available2009-08-27T14:30:07Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:55:32Z-
dc.date.issued2009en_US
dc.identifier.citationMILHEIRO, Isabel Maria Morais Luna da Costa - Promoção da autonomia pessoal e social de jovens com deficiência mental nas escolas básicas de 2º e 3º ciclo. 2009. Trabalho de projecto não editado.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/775-
dc.description56 p., 6 p.en_US
dc.description.abstractResumo:O presente trabalho centrou-se no estudo sobre a problemática da «Promoção da Autonomia Pessoal e Social de Jovens com Deficiência Mental nas Escolas Básicas de 2º e 3º ciclo». Nesse sentido é importante entender os desafios para uma escola que, no nosso entender, está pouco desperta para a problemática do desenvolvimento de habilidades e a aquisição de conhecimentos que se enquadram em duas grandes áreas: domínios da vida e domínios de suporte. Os domínios da vida dizem respeito à forma como as pessoas se organizam e incluem, entre outros, o lugar e a família, a profissão e a educação, o tempo livre e a relação com a comunidade, enquanto que os domínios de suporte se referem aos aspectos individuais que estão relacionados com as responsabilidades e actividades de vida adulta e abrangem a saúde física e emocional, assim como o desenvolvimento pessoal. A preparação e orientação para a vida adulta passa pela inter-relação destes dois domínios, possibilitando, assim, uma maior qualidade de vida, de forma a manter uma maior independência, associada a condições materiais de vida, respeito e reconhecimento social e inserção no mundo do trabalho. A escola tem, pois, de rever a sua função, finalidade e organização, devendo prever a transição dos alunos em geral para a vida activa e, em particular, os alunos com necessidades educativas especiais, através da criação de estruturas que facilitem a transição para o mundo do pós-escola. Cabe-lhe também o dever de assegurar o direito à independência, à integração social e à participação na vida da comunidade destes jovens.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDeficiência mentalen_US
dc.subjectEducação especialen_US
dc.subjectDesenvolvimento individualen_US
dc.titlePromoção da autonomia pessoal e social de jovens com deficiência mental nas escolas básicas de 2º e 3º cicloen_US
dc.typebachelorThesisen_US
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