Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/789
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Ana Paulaen_US
dc.contributor.authorCunha, Sílvia Maria Fernandes Vilarinho daen_US
dc.date.accessioned2011-07-25T10:35:46Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:55:40Z-
dc.date.available2011-07-25T10:35:46Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:55:40Z-
dc.date.issued2011en_US
dc.identifier.citationCUNHA, Sílvia Maria Fernandes Vilarinho da - Iniciação à aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com trissomia 21: um estudo de caso.Porto : [ed.autor], 2011. 67, [41] f. Projecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, não editado. Texto integral disponível a partir do Repositório ESEPFen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/789-
dc.identifier.urihttp://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/789en_US
dc.description.abstractO tema central desta investigação é a iniciação à aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com Trissomia 21, tendo em conta a crucialidade desta aprendizagem na sua inclusão escolar e social. Inicialmente, explicamos de que forma a criança com Trissomia 21 organiza cognitivamente a informação para, posteriormente, analisarmos os métodos de aprendizagem da leitura e da escrita mais adequados a tal especificidade cognitiva. Entre estes, merece a nossa especial atenção o método global perceptivo- discriminativo de Troncoso & del Cerro (2004). Com efeito, o estudo de caso que aqui apresentamos é baseado na aplicação desse método à aprendizagem da leitura e da escrita de uma criança com Trissomia 21 com 10 anos de idade, a frequentar o 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, apresentando falhas ao nível dessas duas áreas de realização académica. A intervenção diferenciada foi estruturada em três etapas: avaliação diagnóstica, planificação e reavaliação.en_US
dc.description.abstractThe main subject of this investigation is the initiation of a child with Down Syndrome to learn how to read and write, taking into account that this learning process is crucial to her inclusion in school and in the society. First in this investigation we explain how a child with Down Syndrome has the awareness to organize the information; then we applied this knowledge in the study of the learning methods of reading and writing more appropriate to that awareness specificity. Among this methods, we selected the overall perceptive-discriminative method of Troncoso & del Cerro (2004). This study is based on the application of this method into the reading and writing learning process of a child of ten years of age with Down Syndrome, showing learning weaknesses, attending the Year 4 of Key Stage 2. The differentiated intervention was organized in three steps: assessment, planning and revaluation.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMétodo de Leituraen_US
dc.subjectSíndrome de Downen_US
dc.subjectTroncoso & Del Cerroen_US
dc.subjectEscritaen_US
dc.subjectLeituraen_US
dc.titleIniciação à aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com trissomia 21: um estudo de casoen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Educação Especial



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.