Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/789
Título: Iniciação à aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com trissomia 21: um estudo de caso
Autor: Cunha, Sílvia Maria Fernandes Vilarinho da
Orientador: Gomes, Ana Paula
Palavras-chave: Método de Leitura
Síndrome de Down
Troncoso & Del Cerro
Escrita
Leitura
Data: 2011
Citação: CUNHA, Sílvia Maria Fernandes Vilarinho da - Iniciação à aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com trissomia 21: um estudo de caso.Porto : [ed.autor], 2011. 67, [41] f. Projecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, não editado. Texto integral disponível a partir do Repositório ESEPF
Resumo: O tema central desta investigação é a iniciação à aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com Trissomia 21, tendo em conta a crucialidade desta aprendizagem na sua inclusão escolar e social. Inicialmente, explicamos de que forma a criança com Trissomia 21 organiza cognitivamente a informação para, posteriormente, analisarmos os métodos de aprendizagem da leitura e da escrita mais adequados a tal especificidade cognitiva. Entre estes, merece a nossa especial atenção o método global perceptivo- discriminativo de Troncoso & del Cerro (2004). Com efeito, o estudo de caso que aqui apresentamos é baseado na aplicação desse método à aprendizagem da leitura e da escrita de uma criança com Trissomia 21 com 10 anos de idade, a frequentar o 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, apresentando falhas ao nível dessas duas áreas de realização académica. A intervenção diferenciada foi estruturada em três etapas: avaliação diagnóstica, planificação e reavaliação.
The main subject of this investigation is the initiation of a child with Down Syndrome to learn how to read and write, taking into account that this learning process is crucial to her inclusion in school and in the society. First in this investigation we explain how a child with Down Syndrome has the awareness to organize the information; then we applied this knowledge in the study of the learning methods of reading and writing more appropriate to that awareness specificity. Among this methods, we selected the overall perceptive-discriminative method of Troncoso & del Cerro (2004). This study is based on the application of this method into the reading and writing learning process of a child of ten years of age with Down Syndrome, showing learning weaknesses, attending the Year 4 of Key Stage 2. The differentiated intervention was organized in three steps: assessment, planning and revaluation.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/789
http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/789
Aparece nas colecções:PG Educação Especial



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.