Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/797
Title: | Síndrome de Asperger: Estudo de caso |
Authors: | Fernandes, Claúdia Daniela Sousa |
Orientador: | Cunha, Isabel |
Keywords: | Interacção social Síndrome de Asperger |
Issue Date: | Jul-2011 |
Citation: | FERNANDES, Cláudia Daniela Sousa - Síndrome de Asperger: Estudo de caso. Porto : [ed. autor], 2011. 158 f.. Projecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, não editado. Texto integral disponível a partir do Repositório ESEPF |
Abstract: | O presente trabalho, que utiliza a metodologia de estudo de caso, tem por objectivo principal perceber em que medida as características que uma escola apresenta e o grupo onde está integrada uma aluna com esta perturbação beneficiam o seu desenvolvimento global. Para tal, foram realizados alguns instrumentos de recolha de dados, que nos permitiram confrontar a teoria com aquilo que acontece na prática: aplicação de um teste sociométrico, escala de Griffiths e inquéritos por entrevista. A síndrome de asperger, pertencente às perturbações do espectro do autismo. O nome asperger deriva do seu investigados, Hans Asperger (1944), que deu importância às características específicas e que se distinguiam em alguns pontos das pessoas com autismo. Lorna Wing (1979), uma psiquiatra britânica defendeu a teoria de Asperger: "(...) foi a primeira a utilizar o termo: Síndrome de Asperger" (Antunes, 2009:73). Wing destacou três limitações fundamentais para o diagnóstico, é a chamada Triade de Limitações: limitação da interacção social, limitação da comunicação social e limitação da imaginação social, do pensamento flexível e do jogo simbólico. A partir destas características apresentadas pelos vários autores que a estudaram , conseguimos perceber, no estudo do nosso caso, se a aluna enquadra nas características previstas. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/797 http://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/797 |
Appears in Collections: | PG Educação Especial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PG-EE_135_2011_CLAUDIAFERNANDES.Anexos.pdf..pdf | 18.22 kB | Adobe PDF | View/Open | |
PG-EE_135_2011_CLAUDIAFERNANDES.pdf..pdf | 3.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.