Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/830
Title: | Pensamento crítico |
Authors: | Pimenta, Maria da Conceição Lopes |
Orientador: | Gouveia, João |
Keywords: | Supervisão de professores Prática pedagógica Formação de professores Pensamento crítico |
Issue Date: | 5-Dec-2008 |
Citation: | PIMENTA, Maria da Conceição Lopes - Pensamento crítico [Documento policopiado]. Porto : [ed.autor], 2008. 27 f.Trabalho de projecto não editado |
Abstract: | O presente relatório, realizado para conclusão do Curso de Pós-graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, insere-se na Unidade Curricular de Projecto de Investigação, ministrada pelo professor João Gouveia no Curso de Pósgraduação em Supervisão Pedagógica, durante o ano lectivo de 2007/2008, na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Fundamentalmente, trata-se de uma reflexão que visa reconhecer a necessidade de formação de professores na área do pensamento crítico e de que forma ela se poderá reflectir na prática educativa. O tema desta reflexão decorreu da constatação de que, apesar das alterações levadas a cabo pela Reorganização Curricular no Sistema Educativo Português, ainda não foi dado um passo em frente na direcção da valorização do pensamento crítico, cuja transversalidade é inquestionável relativamente a qualquer disciplina. Teorizar sobre o pensamento crítico sem o referir como uma etapa posterior ao desenvolvimento do raciocínio moral teria sido imprudente, pelo que este assunto foi abordado, ainda que sumariamente. Conceitos como pensamento reflexivo e professor reflexivo foram, sempre que possível, contextualizados em situações de ensino/aprendizagem e formação/supervisão. |
Description: | 27 f. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/830 |
Appears in Collections: | PG Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PG-SUP-2008MariaPimenta.pdf | 222.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.