Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/834
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dc.contributor.authorBorges, Ana Sofia de Abreu Ferreiraen_US
dc.contributor.authorMonteiro, Liliana de Jesus Azoiaen_US
dc.contributor.authorMiranda, Maria de Salette Carvalho Moreira Ferreiraen_US
dc.date.accessioned2009-08-27T13:55:37Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:56:27Z-
dc.date.available2009-08-27T13:55:37Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:56:27Z-
dc.date.issued2009-07en_US
dc.identifier.citationBORGES, Ana Sofia de Abreu Ferreira ; MONTEIRO, Liliana de Jesus Azoia ; MIRANDA, Maria de La Salette Carvalho Moreira Ferreira - Perspectivar a (re)construção da relação entre família e escola : (novos) saberes, (novas) competências. Porto : [ed.autor], 2009. 194 p., 13 f.Trabalho de projecto não editadoen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/834-
dc.description.abstractO tema de investigação enquadra-se no novo paradigma das relações entre a Escola e a Família, isto é, na necessidade que hoje, a escola, tem em dar resposta às novas exigências sociais, através de uma maior cooperação entre estas duas instituições, promovendo uma verdadeira comunidade educativa. No mundo actual, a sociedade evolui continuamente de forma dinâmica, uma movimentação global, na qual se inscreve a acção educativa que se constrói, influenciada por vários contextos. Existe todo um conjunto de mensagens, imagens, valores, normas e acções que se geram e se desenvolvem a partir de relações, mais ou menos complexas, estabelecidas entre vários sistemas. É devido a toda esta complexidade que muito dificilmente se consegue compreender a relação entre o sistema educativo, nos seus múltiplos aspectos, e a vida nas inúmeras vertentes que globalmente as caracterizam. Os novos desafios que se colocam à educação obrigam-nos a encará-la no quadro de uma nova problemática em que ela não surja somente como um meio de desenvolvimento, mas como uma das finalidades desse desenvolvimento. Porém, a escola por si não é capaz de conduzir esta tarefa sem que todos os parceiros educativos tenham consciência da necessidade de a partilhar. O mundo, cada vez mais multicultural, coloca à escola desafios constantes uma vez que suscita interrogações sobre questões tradicionais de vizinhança e de comunidade até aqui imutáveis. Todas estas transformações implicam mudanças, de comportamentos e mesmo de mentalidades.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectRelações escola-famíliaen_US
dc.subjectSupervisão de professoresen_US
dc.titlePerspectivar a (re)construção da relação entre família e escola : (novos) saberes, (novas) competênciasen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores

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