Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/839
Título: Desafios metodológicos à prática docente : dossier pedagógico digital
Autor: Moreira, Paulo
Duarte, Elisabete
Orientador: Kaufmann, Michael
Palavras-chave: Tecnologia educativa
Plataformas digitais
Recursos educativos--Repositórios
Data: 2-Dez-2009
Citação: DUARTE, Elisabete ; MOREIRA, Paulo - Desafios metodológicos à prática docente : dossier pedagógico digital. Porto : [ed.autor], 2009. 92,[16]f. Trabalho de projecto não editado.
Resumo: Este trabalho investigação - acção provém da necessidade essencial da próxima concepção de pedagogos interagir mais com o meio informático, pois quem não o tentar fazer, vai ficar à orla dos próprios educandos, uma vez que eles surgiram na época da tecnologia. Assim sendo, é reivindicado ao professor um preparo e actualização duráveis, com o fim de proporcionar os instrumentos fundamentais para cativar o aluno e ajudá-lo na estruturação do saber. A ligação com o “novo” estende o horizonte dos educadores e antevê novas oportunidades pedagógicas. A iniciativa de desenvolver um recurso digital para o professor emanou de uma necessidade primordial: a de criar situações para que seja o educador a pretender os recursos tecnológicos, sem a necessidade de obrigações estabelecidas. Ambiciona-se com este esboço tornar motivador o trabalho que o mesmo destina aos discípulos. Perspectiva-se, nomeadamente, que este utensílio auxilie o serviço laboral do utilizador, mas que, simultaneamente, seja atraente e, por sua vez, mais rentável. A rentabilidade é um ponto fulcral da era tecnológica. Mas o seu juízo e o seu domínio envolvem aprendizagem, preparação e criatividade. Cabe ao agente motivação estimular a procura. Como consequência, o intuito deste trabalho de investigação é a criação de um repositório de partilha (local de conservação e armazenamento de informação) que suporte recursos pedagógicos digitais para o corpo docente.
This work inquiry-share comes from the necessity essential of the next conception to teachers to interact more with the half informatics, therefore who not to try to make it, goes to be to the edge of the proper pupils, a time that they had appeared at the time of the technology. Thus being, it is demanded to the professor a durable preparation and update, with the end to provide the basic instruments to captivate the pupil and to help it in the organisation of knowing. The linking with the “new” extends the horizon of the educators and foresees new pedagogical chances. The initiative to develop a digital resource for the professor emanated of a primordial necessity: to create situations so that he is the educator to intend the technological resources, without the necessity of established obligations. It desires with this sketch to become motivation the work that the same destines to the disciples. Perspective, nominated, that this utensil assists the work service of the user, but that, simultaneously, either attractive e, in turn, more income-producing. The yield is a essential point of the technological age. But its judgment and its domain involve learning, preparation and creativity. It fits to the agent motivation to stimulate the search. As consequence, the intention of this work of inquiry is the creation of an allotment repository (local of conservation and storage of information) that it has supported digital pedagogical resources for the faculty.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/839
Aparece nas colecções:PG TIC em Contextos de Aprendizagem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PG-TIC-2009Paulo_Elisabete.pdf3.21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.