Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/844
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Danielaen_US
dc.contributor.authorNeto, Ana Lúcia Rodriguesen_US
dc.contributor.authorAlmeida, Rosália Bianca Mateusen_US
dc.date.accessioned2009-08-27T13:31:50Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:56:47Z-
dc.date.available2009-08-27T13:31:50Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:56:47Z-
dc.date.issued2009-07-01en_US
dc.identifier.citationNETO, Ana Lúcia Rodrigues ; ALMEIDA, Rosália Bianca Mateus - Longe da vista mas perto do conhecimento : as TIC com as crianças hospitalizadas. Porto : [ed.autor], 2009. 143 p. Trabalho de projecto não editadoen_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/844-
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação-acção debruça-se sobre a importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem de crianças hospitalizadas e procura alertar a comunidade educativa para a necessidade de ensinar alunos que se encontrem fora do contexto escolar. A formação dos professores na área das TIC e o incentivo a uma cada vez maior aposta nestas tecnologias como meio de aprendizagem são também pontos de preocupação ao longo desta investigação. O ponto de partida deste estudo foi a visita ao Instituto de Oncologia Porto (IPO) a partir da qual foi realizada uma investigação aprofundada sobre as principais necessidades deste contexto, bem como das actividades realizadas com estas crianças para promover o seu processo de ensino-aprendizagem. A falta de actividades nesse sentido foi impulsionadora e a razão primordial para o desenvolvimento deste projecto. Como forma de compreender a predisposição dos professores para a utilização das TIC em contextos de aprendizagem e a abertura para a participação de um projecto deste âmbito, procedeu-se à elaboração de um inquérito por questionário, funcionando os resultados e o seu tratamento para a justificação de determinadas posições e medidas a tomar. Segundo os resultados alcançados e tiradas as respectivas inferências, foi elaborado o presente projecto educativo de acção e intervenção, onde se procede à contextualização e análise desta problemática, apontando objectivos e questões a clarificar e se referem metodologias a usar. Também são anotados recursos humanos e materiais necessários, bem como a forma como este será avaliado. Tendo em conta a praxis, este projecto surge sob a forma de uma plataforma Moodle apelidada de "Longe da Vista mas Perto do Conhecimento", cujo objectivo é a partilha de conteúdos e experiências entre professores e alunos. Esta plataforma constitui o meio de comunicação das crianças hospitalizadas com a turma e com as diferentes actividades que estes vão realizando.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicação (TIC) - suporte de aprendizagemen_US
dc.titleLonge da vista mas perto do conhecimento: as TIC com as crianças hospitalizadasen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG TIC em Contextos de Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG-TIC-2009LongeVistaConhecimentoSumrio_Agradecimentos_e_ndice.pdf80.07 kBAdobe PDFView/Open
PG-TIC-2009LongeVistaConhecimento.pdf12.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.