Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/844
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Daniela | en_US |
dc.contributor.author | Neto, Ana Lúcia Rodrigues | en_US |
dc.contributor.author | Almeida, Rosália Bianca Mateus | en_US |
dc.date.accessioned | 2009-08-27T13:31:50Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-20T13:56:47Z | - |
dc.date.available | 2009-08-27T13:31:50Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-20T13:56:47Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-01 | en_US |
dc.identifier.citation | NETO, Ana Lúcia Rodrigues ; ALMEIDA, Rosália Bianca Mateus - Longe da vista mas perto do conhecimento : as TIC com as crianças hospitalizadas. Porto : [ed.autor], 2009. 143 p. Trabalho de projecto não editado | en_US |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/844 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho de investigação-acção debruça-se sobre a importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem de crianças hospitalizadas e procura alertar a comunidade educativa para a necessidade de ensinar alunos que se encontrem fora do contexto escolar. A formação dos professores na área das TIC e o incentivo a uma cada vez maior aposta nestas tecnologias como meio de aprendizagem são também pontos de preocupação ao longo desta investigação. O ponto de partida deste estudo foi a visita ao Instituto de Oncologia Porto (IPO) a partir da qual foi realizada uma investigação aprofundada sobre as principais necessidades deste contexto, bem como das actividades realizadas com estas crianças para promover o seu processo de ensino-aprendizagem. A falta de actividades nesse sentido foi impulsionadora e a razão primordial para o desenvolvimento deste projecto. Como forma de compreender a predisposição dos professores para a utilização das TIC em contextos de aprendizagem e a abertura para a participação de um projecto deste âmbito, procedeu-se à elaboração de um inquérito por questionário, funcionando os resultados e o seu tratamento para a justificação de determinadas posições e medidas a tomar. Segundo os resultados alcançados e tiradas as respectivas inferências, foi elaborado o presente projecto educativo de acção e intervenção, onde se procede à contextualização e análise desta problemática, apontando objectivos e questões a clarificar e se referem metodologias a usar. Também são anotados recursos humanos e materiais necessários, bem como a forma como este será avaliado. Tendo em conta a praxis, este projecto surge sob a forma de uma plataforma Moodle apelidada de "Longe da Vista mas Perto do Conhecimento", cujo objectivo é a partilha de conteúdos e experiências entre professores e alunos. Esta plataforma constitui o meio de comunicação das crianças hospitalizadas com a turma e com as diferentes actividades que estes vão realizando. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) - suporte de aprendizagem | en_US |
dc.title | Longe da vista mas perto do conhecimento: as TIC com as crianças hospitalizadas | en_US |
dc.type | bachelorThesis | en_US |
Appears in Collections: | PG TIC em Contextos de Aprendizagem |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PG-TIC-2009LongeVistaConhecimentoSumrio_Agradecimentos_e_ndice.pdf | 80.07 kB | Adobe PDF | View/Open | |
PG-TIC-2009LongeVistaConhecimento.pdf | 12.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.