Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/849
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGonçalves, Danielaen_US
dc.contributor.authorLucas, Joanaen_US
dc.date.accessioned2010-04-27T08:57:50Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:56:50Z-
dc.date.available2010-04-27T08:57:50Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:56:50Z-
dc.date.issued2009en_US
dc.identifier.citationLUCAS, Joana Raquel Pêra - A web 2.0 ao serviço da língua portuguesa. Porto : [ed.autor], 2009. 89,[13]f. Trabalho de projecto não editado.en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/849-
dc.description.abstractO termo Web 2.0 surgiu como forma de descrever a segunda geração da World Wide Web: um espaço de colaboração, interacção, comunicação global e partilha de informações, construindo aquilo que designamos por inteligência colectiva. O “trunfo” da Web 2.0 reside na facilidade e rapidez com que permite a publicação e o armazenamento de conteúdos, tornando-a num ambiente social, acessível a todos os utilizadores, um espaço onde cada um modifica e controla a informação de acordo com as suas necessidades e interesses. Tendo como base este quadro conceptual foi desenvolvido um inquérito por questionário em que se procurou saber se os professores de Língua Portuguesa conhecem as ferramentas da Web 2.0 e se as utilizam na sua prática lectiva. Participaram no estudo professores do 2º e 3º Ciclos do ensino básico e do ensino secundário de quatro escolas públicas da cidade do Porto. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a Web 2.0 é, na generalidade, ainda pouco conhecida da classe docente, sendo muitas das suas ferramentas completamente desconhecidas.en_US
dc.description.abstractThe term Web 2.0 has emerged as a way to describe the second generation of World Wide Web: a collaborative space, interaction, global communication and information sharing, building what we call collective intelligence. The "asset" of Web 2.0 is the ease and speed with which enables the storage and publishing, making it a social environment, accessible to all users, a place where everyone modify and control information in accordance with its needs and interests. Based on this conceptual framework a questionnaire survey was developed and sought to determine whether the Portuguese Language teachers know the Web 2.0 tools and use them in their teaching practice. Participated in the study teachers in the 2nd and 3rd cycles and secondary education in four public schools in the city of Porto. Based on the results, it appears that Web 2.0 is, in general, still little known of teachers, and many of their tools completely unknown.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTecnologia de informação e comunicação (TIC)en_US
dc.subjectTecnologia educativa--língua portuguesa--ensino básico (1º ciclo)--ensino básico (2º ciclo)--Web 2.0en_US
dc.titleA web 2.0 ao serviço da língua portuguesaen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG TIC em Contextos de Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG-TIC-2009JoanaLucas.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.