Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/857
Título: Actividades Lúdicas para alunos do 4º Ano do 1º CEB de Língua Inglesa
Autor: Fernandes, Margarida
Orientador: Gonçalves, Daniela
Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) - suporte de aprendizagem
Recursos digitais - actividades lúdicas
Língua inglesa - Ensino básico (1º ciclo)
Data: 24-Set-2010
Citação: FERNANDES,Margarida - Actividades Lúdicas para alunos do 4º Ano do 1º CEB de Língua Inglesa.Porto : [ed.autor], 2010. 86 f. Projecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em TIC em contextos de aprendizagem da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, não editado. Texto integral disponível a partir do Repositório ESEPF
Resumo: As actividades lúdicas em recursos digitais e de multimédia na sensibilização para a Língua Inglesa dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico vêm ao encontro das necessidades dos nossos alunos nativos digitais, bem como aos reptos lançados aos professores imigrantes digitais. Estas actividades fazem par-te da nova linguagem, a digital e de multimédia, talvez a única que os nossos alu-nos nascidos após a década 80 do século passado conhecem e usam para comunicar diariamente dentro e fora do contexto de sala de aula e que os nossos professores ainda estão a aprender. Tendo como base este quadro conceptual, foi desenvolvido um inquérito por questionário em que se procurou saber se os professores da Língua Inglesa das actividades de enriquecimento curricular do 1.º Ciclo do Ensino Básico conhecem e utilizam actividades lúdicas, através de recursos digitais e de multimédia na sua prática lectiva. Participaram no estudo professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e 3º Ciclos de vinte escolas públicas do concelho de Santa Maria da Feira. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que a utilização educativa das actividades lúdicas em recursos digitais e de multimédia ainda não são metodologias educati-vas de uma parte substancial de professores por diferentes razões que irão ser apresentadas e explicitadas.
Digital and multimedia entertaining activities to teach English Language for the primary school students in the 4th school year fit these digital native students’ needs and thrown challenges to their digital immigrant teachers as well. These activities belong to a new language, the digital and multimedia one, maybe the only one our students, born after the 80’s in last century, know and use to commu-nicate everyday single day inside and outside the context of the classroom and that one our teachers are still learning. Based on this conceptual framework a questionnaire survey was developed and sought to determine whether the English Language teachers know the digital and multimedia entertaining activities as extracurricular for the primary school and use them in their teaching practice. Twenty English teachers all from different pri-mary schools in Santa Maria da Feira participated in this study. Based on the re-sults, it appears that the educational practice of the digital and multimedia enter-taining activities still little used as educational methodologies of a considered sum of teachers, for different reasons that will be presented and explicated.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/857
Aparece nas colecções:PG TIC em Contextos de Aprendizagem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PG-TIC-2010_MargaridaFernandes.pdf3.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.