Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/864
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dc.contributor.advisorRamalho, Ruien_US
dc.contributor.authorMedeiros, Ana Maria de Sousa Pina de Medeirosen_US
dc.date.accessioned2012-08-02T14:36:37Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-20T13:57:00Z-
dc.date.available2012-08-02T14:36:37Zen_US
dc.date.available2013-05-20T13:57:00Z-
dc.date.issued2012en_US
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/864-
dc.identifier.urihttp://purl.net/esepf/handle/20.500.11796/864en_US
dc.descriptionProjecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em TIC em Contextos de Aprendizagem da Escola Superior de Educação de Paula Frassinettien_US
dc.description.abstractEste trabalho, cujo tema é “Análise da plataforma digital Site da Turma”, foi realizado no âmbito da disciplina de Seminário de Projeto da Pós Graduação em TIC em Contextos de Aprendizagem da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, no ano letivo 2011/2012. O Site da Turma é uma plataforma digital de partilha e de estruturação de ideias que foi desenvolvida com o intuito, nesta 1ª versão, de apoiar o desenvolvimento de projetos na atividade de enriquecimento curricular TIC@Cidadania dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). Esta é uma primeira versão, mas a sua finalidade última é ser uma plataforma de apoio a qualquer projeto, disciplina, escola, agrupamento. Após um enquadramento teórico aos desafios levantados pela sociedade de informação e consequente uso de plataformas digitais no processo ensino aprendizagem, fez-se uma análise à pertinência do uso do Site da Turma em turmas do 1ºCEB bem como das suas potencialidades, limitações e consequentes ajustes a fazer no futuro de modo a torná-lo mais funcional. Foi realizado um inquérito aos professores que tiveram acesso ao Site da Turma e este foi também experimentado por mim, como professora da atividade TIC@Cidadania. O arranque tardio da plataforma fez com que não fosse explorada e utilizada no seu pleno e que muitos professores, alunos e encarregados de educação não conseguissem tirar todo o partido das suas potencialidades.en_US
dc.description.abstractThis project, whose theme is Analysis of the digital platform “Site da Turma”, was held within the subject of the postgraduate seminar project in Information and Communication Technologies in learning contexts of the School of Education Paula Frassinetti in the academic year 2011/ 2012. The “Site da Turma” is a digital platform for sharing and structuring ideas that was developed with the purpose, on this 1st version, to support the development of projects in the Curriculum Enrichment Activities TIC@Citizenship of primary students. This is a first version, but its ultimate goal is to be a platform to support any project, subject, school, school grouping. After a theoretical framework to the challenges set by the information society and consequent use of digital platforms in the teaching learning process, an analysis was made to the applicability of the “Site da Turma” in classes of primary school, as well as its potentialities, limitations and consequential adjustments to be made in the future so that it becomes more functional. The teachers that had access to the “Site da Turma” responded to a survey conducted by me, and I, as a teacher of Enrichment activities, also experienced the site. The late start of the platform has hindered its use to the fullest and many teachers, students and parents were unable to take full advantage of its potential.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (Tic)en_US
dc.titleAnálise da plataforma digital Site da Turmaen_US
dc.typebachelorThesisen_US
Appears in Collections:PG TIC em Contextos de Aprendizagem

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