Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/865
Title: As tecnologias ao serviço do ensino: apresentação de um ambiente virtual para docentes do 1º CEB
Authors: Teixeira, Daniela
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: Tecnologias da Informação e Comunicação
Issue Date: 2012
Abstract: Cada vez mais as tecnologias estão enraizadas no ensino. Elas abrem um leque de recursos, tornando as aulas mais criativas, dinâmicas e motivadoras. A escola deve ser o fio condutor para que se desenvolvam de modo sistemático e criem espaços com os recursos essenciais para a aplicação das tecnologias, pensando nos alunos que, mais tarde, serão fundamentais, para as utilizarem no mundo do trabalho. Também os professores terão que se adaptar ao uso das tecnologias porque são o vínculo para que sejam conduzidas, de modo, a promoverem o sucesso dos seus alunos e despertar neles o desejo de aprender e a vontade de estudar. Como se deve começar uma casa pelos alicerces, tivemos a preocupação de aplicar o nosso projeto ao nível do 1º Ciclo, onde trabalhamos, com intenção de impulsionar as tecnologias ao serviço do ensino: “apresentação de um ambiente virtual para docentes do 1º CEB.” Fomentando, assim a partilha de conhecimentos e participação ativa de alunos e professores. Neste sentido, começamos por recolher dados, tanto entre professores como entre os alunos, através de inquéritos por questionários. Da análise da recolha ficamos convencidos que tanto professores como alunos pensam que o uso das tecnologias de informação e comunicação são portadoras de boas aprendizagens, tornando o ensino mais atrativo e apetecível. Criar uma plataforma onde os professores pudessem partilhar o conhecimento foi o nosso principal objetivo, pois todos os professores inquiridos estão abertos a usar este tipo de recursos. Concluímos que é urgente integrar as tecnologias de informação e comunicação em todos os momentos de ensino, principalmente no 1º Ciclo bem como a sua utilização como meio de implementar as dinâmicas das escolas.
More and more, the technologies are rooted in education. They open a range of resources, making lessons more creative, dynamic and motivating. The school must be the wire conductor for which to develop in a systematic way and create spaces with essential resources for application of technologies, and thinking about students, who, later, they will be the key for using technologies in the work. Also, teachers will need to adapt using technology because they are the bond to be conducted so to promote the success of their students and wake in them the desire of learning and the will of studying. Like we need start a home by foundation, we had the concern to implement, our project, at the 1st cycle, where we work, with the intention of boosting the technologies to service for education: “presentation of a virtual environment for teachers at a primary school”. Fomenting the sharing of knowledge and active participation of students and teachers. In this way, we started collecting data, among teachers and students through surveys by questionnaires. From the analysis, of collected data, we are convinced that teachers and students think that using of information technology and communication are carriers of good learning, making teaching more attractive and desirable. Create one platform, where teachers could share the knowledge was our main goal, since all teachers surveyed, are open to this type of resources. We conclude that is urgent integrate information technology and communication in every moment of teaching, especially in the 1st cycle and their use as a form of implementing dynamics of schools.
Description: Projecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em TIC em Contextos de Aprendizagem da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/865
Appears in Collections:PG TIC em Contextos de Aprendizagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PG_TIC_DanielaTeixeira_2012.pdf5.5 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.