Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/873
Título: A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem: uma abordagem às relações entre intervenientes
Autor: Pinheiro, Ana
Medeiros, Paula
Palavras-chave: Ensino à distância
Data: Jun-2005
Citação: PINHEIRO, Ana ; MEDEIROS, Paula Cristina - A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem : uma abordagem às relações entre intervenientes.Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º 2 (2005), p.21-29
Relatório da Série N.º: Cadernos de Estudo;2
Resumo: A crescente utilização das TIC e a sua influência no modo como se entende o processo educativo, tem estado na origem de diferentes propostas e redefinições sucessivas em torno de conceitos que se enquadram na temática da educação à distância. Sentimos, pois, a necessidade de discutir e explorar alguns desses conceitos articulando-os com a nossa experiência de utilização de fóruns de discussão. Este trabalho constitui uma reflexão, aliada a um levantamento de questões, sobre a utilização de uma plataforma de educação à distância (concretamente, o Teleduc) e, mais especificamente, sobre os fóruns de discussão utilizados pedagogicamente como complemento à aula presencial. De uma primeira abordagem a este estudo resultaram algumas questões: Que conteúdos são partilhados? Que tipo de interacções existem? Que variáveis afectam a utilização de fóruns de discussão como ferramenta para o desenvolvimento de determinadas actividades? Com base nos dados obtidos, no âmbito de três fóruns partilhados num Complemento de Formação da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti por alunos e professores, foi feita uma caracterização de cada um dos fóruns, tendo em conta os seguintes itens: intervenientes, duração, objectivos e forma como foram integrados nas actividades de sala, estratégias de utilização e temas. A análise das intervenções dos participantes teve como objectivo tentar perceber diferenças existentes entre os fóruns em termos de participação e interacção. Com este texto, pretendemos partilhar os resultados deste estudo.
Descrição: p. 21-29
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/873
ISSN: 1645-9377
Aparece nas colecções:N.º 2 (2005)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cad_2ForunsDiscusao.pdf115.94 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.