Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    http://hdl.handle.net/20.500.11796/884| Title: | Memórias falsas e suas implicações na Intervenção Social | 
| Authors: | Pimentel, Eduarda Albuquerque, Pedro Barbas de | 
| Keywords: | Intervenção social Psicologia Memória | 
| Issue Date: | Mar-2006 | 
| Citation: | PIMENTEL, Eduarda ; ALBUQUERQUE, Pedro Barbas de - Memórias falsas e suas implicações na Intervenção Social.Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º 3 (2006), p.101-108 | 
| Series/Report no.: | Cadernos de Estudo;3 | 
| Abstract: | As memórias falsas dizem respeito à recordação alterada de acontecimentos reais ou à recuperação de acontecimentos que nunca ocorreram. Apesar do estudo das memórias falsas ter sido iniciado em 1932 por Bartlett, só recentemente recebeu impulso e visibilidade pela comunidade científica, traduzidos na variedade de paradigmas experimentais que exploraram esta importante dimensão da memória humana. Esse interesse deveu-se, em parte, à recuperação e desenvolvimento, por Roediger e McDermott, em 1995, de um procedimento laboratorial utilizado por Deese (1959) com listas de palavras associadas a um item extra-lista. Actualmente, as memórias falsas constituem um importante tópico de investigação na área da memória humana que levanta importantes implicações ao nível psicossocial. O presente artigo visa reflectir sobre essas implicações, assinalar os factores que promovem a distorção mnésica e dar a conhecer alguns estudos realizados com base no paradigma Deese-Roediger- McDermott que tem sido amplamente explorado na investigação das ilusões de memória. | 
| Description: | p. 101-108 | 
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/884 | 
| ISSN: | 1645-9377 | 
| Appears in Collections: | N.º 3 (2006) : Educação Social | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Cad_3Memorias.pdf | 211.6 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.










